2019/09/05

Xiaomi surpreende com Android 10 no mesmo dia que a Google


O Android 10 já está oficialmente disponível, e a Xiaomi surpreendeu tudo e todo, ao juntar-se à Essential na disponibilização de uma actualização para o mais recente Android no dia do próprio lançamento.


Com a chegada do Android 10 inicia-se uma nova epopeia no mundo Android, com os utilizadores a esperarem - e muitas vezes desesperarem - a disponibilização da tão desejada actualização para o seu smartphone. Dos "suspeitos do costume" não se espera nada menos que um desempenho igual ou melhor que o do ano transacto, falta é saber se vamos ter alguma surpresa inesperada.

O facto de a Essential disponibilizar a nova versão do Android no mesmo dia em que a Google a fez chegar aos seus Pixel não é propriamente surpresa, pois já no ano passado assistimos ao mesmo. A OnePlus, que até tem estado a melhorar a sua prestação no campo das actualizações, era um dos nomes apontados para ser das primeiras marcas a disponibilizar o Android 10 para o OnePlus 7 e 7 Pro, mas surpreendentemente, coube à Xiaomi ocupar o seu lugar (com a OnePlus a limitar-se a disponibilizar versões beta do Android 10).

De forma totalmente inesperada, a Xiaomi lançou o Android 10 para o seu Redmi K20 Pro (se bem que apenas para a China e Índia). Convém recordar que o Mi 9T Pro é a versão internacional do Redmi K20 Pro, pelo que é de esperar que rapidamente este Android 10 seja disponibilizado para os modelos à venda na Europa. E com isto, entrou para o grupo ultra-exclusivo dos fabricantes a fazer chegar o Android 10 aos seus smartphones, mesmo que seja apenas um modelo.

A Essential, ao apostar numa versão do Android sem grandes modificações, acaba por estar numa posição vantajosa para lançar este tipo de actualizações; mas no caso da Xiaomi a história é bem diferente, pois a marca chinesa aposta na sua interface MIUI, que modifica o Android da Google de uma ponta à outra. A disponibilização de um update com a interface MIUI a correr no Android 10, no dia de lançamento acaba por ser uma demonstração de que não há desculpa para que as actualizações do Android sejam tão demoradas. Agora é só esperar para ver quanto irá demorar para o Android 10 chegar a mais modelos da Xiaomi... e aos demais modelos dos outros fabricantes.

3 comentários:

  1. "e aos demais modelos dos outros fabricantes", aí é que o rabo torce a porca...

    ResponderEliminar
  2. Para mim, resume-se a "controlo de qualidade".. Quando a OnePlus lança uma actualizacão STABLE, é porque o é...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo com a Xiaomi e qualquer outra marca... Têm versão estável e versão beta.

      Eliminar