2019/10/01

Apple prepara ecrãs mini-LED para iPads e MacBooks


Segundo o analista Ming-Chi Kuo, a Apple prepara-se para fazer o upgrade dos ecrãs dos iPad e MacBooks para tecnologia mini-LED já a partir do próximo ano (2020).

Quando se imaginava que a Apple pudesse estar a considerar adoptar ecrãs OLED nos iPad Pro, tal como fez nos iPhones, ou aguardar pelos ecrãs micro-LED, Kuo reforça a aposta de que a Apple irá optar pelos mini-LEDs.

Os ecrãs mini-LED continuam a ser ecrãs LCD, mas que recorrem a mini-LEDs na parte traseira para fazerem iluminação que pode ser controlada individualmente, permitindo fazer o "local dimming" que permite aproximar o nível de contraste do dos ecrãs OLED (embora com mais limitações, por estarmos a falar de "zonas" e não do controlo de luminosidade pixel a pixel).  No entanto, esta acaba por ser uma opção que faz sentido para a Apple.

Ao contrário dos OLEDs, estes LCD mini-LED não estarão sujeitos a problemas de burn-in, o que seria mais propício que acontecesse no tipo de utilização dado a um MacBook do que num iPhone. E como segunda vantagem, deixam de aumentar a dependência na sua rival Samsung enquanto fornecedora de ecrãs. A grande questão é: com os iPad Pro a atingirem já valores "elevados", dá que pensar quanto é que a Apple estará a pensar cobrar por estes futuros iPad Pro com ecrã mini-LED!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)