2019/10/05

Cria um aspirador robot por €100


Gostavas de ter um aspirador estilo Roomba, mas sem gastar muito dinheiro e ter a possibilidade de o reprogramar e controlar completamente? Nada como construir um aspirador robot open-source baseado em Arduino.

Com dimensões compactas (196x196mm) este aspirador robot usa sensores ultrasónicos para navegar, e vai aspirando casa de forma idêntica à dos populares Roomba (mas com menos eficiência, uma vez que usa apenas uma ventoinha para aspirar e não tem rolos rotativos para "levantar" o lixo). Ainda assim, há que ter em conta que se trata de um projecto "faça-você-mesmo", completamente open-source, e onde cada um será livre de o modificar e melhorar como bem entender.


O custo em peças deverá ficar-se pelos 100 euros, e claro... nada nos impede de o usar como base para mil e uma outras ideias. Por exemplo, uma das coisas que parece ser necessária é implementar um algoritmo de navegação mais inteligente, que lhe permite regressar a um sítio específico - e talvez adicionar uma base para recarregamento automático. Melhorias... melhorias...


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)