2019/10/29

De-ID do Facebook protege rostos contra reconhecimento facial


Já sabemos que para qualquer tecnologia que surja não demora a surgir uma "anti-tecnologia", e desta vez é do próprio Facebook que chega um sistema De-ID que permite proteger rostos em vídeos contra o reconhecimento facial.

Sabendo-se que hoje em dia seria insensato acreditar que qualquer imagem enviada para a internet não acabará por ser analisada por sistemas com reconhecimento de rostos, o passo que se segue para quem quer proteger a sua privacidade sem ficar privado de utilizar os serviços online passa por medidas adicionais de protecção. Depois dos sistemas que permitiam adulterar rostos em fotografias de modo a não serem identificados, surge agora aquele que parece ser o primeiro sistema capaz de funcionar também em vídeos.

Este De-ID do Facebook altera os rostos dos intervenientes, criando um resultado bastante "estranho".


Por um lado, continuamos a ter as pessoas originais, mas por outro, os rostos são ligeiramente modificados de forma a não conterem alguns dos seus elementos característicos. Isto resulta em vídeos com pessoas que "parecem ser" mas "não são". Claro está que, a identificação de uma pessoa (por humanos) não se baseará apenas no aspecto do seu rosto mas também irá buscar referências à sua voz e forma como se move... mas, suspeito que este tipo de filtros de "desidentificação" se vá popularizar nos próximos tempos, permitindo a muitas pessoas publicarem fotos e vídeos na internet com um pouco menos de preocupação sobre o que poderá ser feito com os seus rostos.


Segue-se o vídeo que mostra alguns exemplos deste sistema De-ID do Facebook, mas que terá que ser visto directamente no YouTube.

1 comentário: