2019/10/23

EUA querem obrigar tecnológicas a facilitar portabilidade de dados


Os EUA preparam-se para passar uma lei que poderá obrigar as empresas tecnológicas como a Google e Facebook a facilitarem a transferência de dados para serviços concorrentes.

Noutros tempos, assistimos a uma evolução dos serviços digitais que parecia seguir no caminho da universalidade de acesso e interoperabilidade de informação. Tínhamos os feeds RSS a permitirem que os conteúdos fossem consumidos de mil e uma maneiras diferentes, à vontade de cada um; tínhamos serviços de chat capazes de agregar serviços de empresas diferentes; e muito mais. Mas desde então, cada empresa tem fechado cada vez mais os seus serviços e dados dos utilizadores, e que agora pode levar a que surja legislação nos EUA a obrigar a fazer aquilo que provavelmente deveriam ter feito por sua própria iniciativa.

O ACCESS (Augmenting Compatibility and Competition by Enabling Service Switching) pode obrigar os gigantes tecnológicos a disponibilizarem APIs que facilitem a integração dos seus serviços por serviços concorrentes. APIs que permitiram reduzir consideravelmente o efeito "prisão" que muitas plataformas têm sobre os seus utilizadores.

Mesmo sabendo que serviços como a Google e Facebook disponibilizam serviços de exportação de dados, essas ferramentas, na maioria das vezes, deixam os utilizadores com (potencialmente) gigabytes de dados em formatos que não são de fácil utilização pelos utilizadores. A ideia é que, com as tais novas APIs, esse processo de transferência possa ser completamente automatizado caso um utilizador decida migrar a sua informação para outra plataforma, ou que permita continuar a aceder a esses serviços mesmo após se ter mudado para outro serviço concorrente.

Vamos ver no que vai dar, e que impacto poderá vir a ter fora dos EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]