2019/10/26

Globo com apontador laser da posição da ISS


Querem dar um toque de originalidade a um globo terrestre? Que tal colocando um apontador laser motorizado que mostra a localização da estação espacial internacional (ISS) em tempo real?

Não faltam apps e serviços que nos permite saber por onde anda a ISS a cada minuto do dia, mas uma coisa é vermos isso no ecrã do smartphone ou do computador, outra é termos essa informação apresentada de forma mais física, directamente num globo terrestre. Usando como inspiração os globos terrestres com um ponto luminoso que nos permite localizar cidades por todo o mundo, temos um instructable que usa um Wemos D1 Mini em conjunto com dois motores e um apontador laser para marcar a posição da ISS num globo.


Como é normal... este será apenas um primeiro passo que potenciará imensas expansões possíveis. Que tal um modo de "quiz show", em que temos o sistema a apontar para cidades ou países que teremos que identificar? Ou simplesmente um modo que nos permita indicar uma cidade e ele nos mostre exactamente onde fica. Sempre nos pode ajudar a ficar com uma perspectiva mais realista do que simplesmente ver os pontos numa projecção do globo no ecrã 2D dos nossos smartphones ou tablets. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)