2019/10/16

Google abandona Daydream VR


Com a chegada do Pixel 4 chega também a confirmação de que a Google vai abandonar a sua plataforma Daydream VR.

A Google já confirmou que os Pixel 4 não suportam Daydream VR (algo que na verdade já era antecipado, considerando que também os Pixel 3a não o suportavam), efectivamente pondo um ponto final na plataforma que pretendia uniformizar a utilização dos smartphones para aplicações VR. É uma decisão um pouco estranha, considerando que a Google tem sido, desde há muito tempo, uma forte proponente da utilização dos smartphones para estas aplicações (os seus óculos VR de cartão permitiram que milhões de pessoas experimentassem um ambiente de realidade virtual pela primeira vez).

Mais estranho ainda é anunciar este abandono numa altura em que, do lado da concorrência, se vai falando que a Apple estará prestes a anunciar uns óculos de realidade virtual / realidade aumentada, cujas referências apareceram no iOS 13 em contexto de que seria algo já muito próximo de estar pronto para ser apresentado. No pior caso, a Google arrisca-se a repetir o que aconteceu com o Project Tango: onde investiu imenso para promover um sistema de câmaras 3D poderoso... que depois foi apanhado pelo lançamento do ARKit da Apple, usando apenas o hardware normal dos smartphones, e que a Google se apressou a replicar com o ARCore.

Será que desta vez a Google estará a apostar nessa mesma táctica de forma mais consciente, preferindo aguardar para ver o que a Apple vai lançar, para depois se limitar a acompanhar com um produto idêntico? Sem dúvida que será uma táctica mais simples e segura; mas não é o tipo de táctica que se espera de uma empresa que deveria andar a liderar o sector. Serão talvez ainda receios reprimidos do falhanço dos seus Google Glass? Saberemos assim que a Apple eventualmente revelar os seus óculos VR.

2 comentários:

  1. Mais uma vez a Google a tomar decisões que não se percebe...Pelo menos à primeira vista.
    Mas como este nem chegou a PT não se sente tanto o impacto.

    ResponderEliminar
  2. A rv e a ar são um mercado difícil e até agora só tem dado despesas e só poderá ser adotado pelas massas e começar a dar lucro quando essa tecnologia estiver mais avançada, e isso só deve começar a acontecer depois do 5G estar devidamente implantado. Por isso acho que o Goggle está a poupar dinheiro até chegar a hora certa.

    ResponderEliminar