2019/10/01

Huawei facilitou instalação não oficial das apps Google no Mate 30?


Recentemente vimos como instalar as apps da Google no Huawei Mate 30, modelo que oficialmente está impedido de vir com elas de origem, mas há novos desenvolvimento que parecem indicar que a Huawei terá facilitado o processo de as adicionar de forma não oficial.

Adicionar as apps e serviços da Google a um smartphone que não as tenha de origem não é algo exclusivo da Huawei, sendo um processo muitas vezes feito para equipamentos destinados ao mercado chinês, que são disponibilizados sem isso. No entanto, é algo que obriga a instalar apps e serviços de fontes desconhecidas, havendo sempre o risco de poderem ter sido adulterados. E no caso do Mate 30, havia ainda mais algumas considerações...

Analisando-se o processo de instalação dos serviços e apps Google no Mate 30, parece ficar demonstrado que a Huawei terá deixado a "porta aberta" para a instalação das apps da Google. Isto porque o processo recorre a funcionalidades secretas que não estariam disponíveis a apps comuns, para se conseguir infiltrar correctamente no sistema.

Por algum motivo a Huawei já tinha feito referência que, se o bloqueio dos EUA fosse levantado, poderia fazer chegar as apps da Google aos seus smartphones "de um dia para o outro". O que parece estar a fazer com o processo divulgado, é que nem sequer se tenha que esperar pelo fim do bloqueio, deixando que sejam os utilizadores a fazê-lo.

Mesmo com este aparente "aval" encapotado da Huawei, há que relembrar que os riscos de instalar uma app de origem desconhecida permanenecem, tal como referimos no artigo da instalação das apps.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)