2019/10/13

Investigadores criam lente 1000x mais fina que as tradicionais


Investigadores da Universidade de Utah criaram uma lente com apenas 10 microns de espessura, mas que promete ter desempenho equivalente à de lentes tradicionais.

A espessura das lentes e objectivas é um dos factores limitativos em inúmeros equipamentos. É graças a isso que nos smartphones vamos vendo ressaltos pronunciados, e que obrigam a soluções mais complexas, como as tele-objectivas periscópicas nos modelos que oferecem zoom óptico mais poderoso. Não seria bom se essas lentes e objectivas pudessem "desaparecer"?

É quase o que fizeram estes investigadores da Universidade de Utah ao criarem uma lente com apenas 10 microns de espessura.


Em vez de recorrer a espessura variável como acontece nas lentes tradicionais, desenvolveram um método que permite criar estruturas microscópicas que permitem redireccionar com precisão a luz para o sensor de imagem.

Neste caso, a lente foi especificamente concebida para lidar com comprimentos de onda na gama dos infra-vermelhos, sendo adequada para dispositivos de visão térmica; pelo que resta saber se a mesma técnica poderia ser aplicada a um intervalo mais alargado de comprimentos de onda, que permitisse captar imagens no espectro de luz visível. Se assim for... há esperança para que se possam ter smartphones que digam o adeus definitivo às protuberâncias das câmaras.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)