2019/10/13

Huawei revela smartphone full-screen com câmara sob o ecrã a 17 de Outubro?


Devendo por agora ser encarado com uma dose saudável de cepticismo, há relatos de que a Huawei se prepara para apresentar o primeiro smartphone verdadeiramente full-screen e com câmara frontal invisível sob o ecrã, a 17 de Outubro.

Embora a notícia seja algo suspeita (não é habitual uma empresa fazer um evento anunciado com menos de uma semana de antecedência) e ainda careça de confirmação oficial, é uma proposta que será tecnicamente possível. Os fabricantes têm-se aproximado do objectivo de ter um smartphone cuja superfície frontal seja completamente ecrã, sem recorrer a notches para a câmara frontal (nem módulos popup), nem usar a curvatura lateral como forma de ampliar a relação ecrã / área frontal.

Pelo que é dito, este smartphone da Huawei poderá ser uma resposta ao Mi Mix Alpha da Xiaomi, que dá literalmente a volta ao assunto ao apresentar um ecrã que envolve o smartphone quase na totalidade. Mas no caso deste Xiaomi, a maior novidade para além de um ecrã sem qualquer margem em redor, será a presença da primeira câmara frontal "invisível", ficando sob o ecrã.

É uma tecnologia que já tem sido antecipada por alguns protótipos da Oppo e Xiaomi, e que a Oppo disse que estaria "para breve".



Com a Huawei a ter que lidar com a falta das apps da Google nos seus smartphone, o lançamento de um smartphone deste tipo poderia actuar como o factor de "desejo" que ajudasse a compensar essa ausência - ou pelo menos, a justificar o trabalho adicional que eventualmente será necessário para lhe colocar as apps Google manualmente.

No entanto, até que surja uma confirmação oficial vinda directamente da Huawei, há que tratar tudo isto como um mero rumor. Um rumor que desejávamos ver concretizado - e, se não for a Huawei, seguramente a Oppo e Xiaomi estarão a trabalhar a toda a velocidade para serem elas - mas que por enquanto é apenas um rumor.

1 comentário:

  1. Havia por aqui apostas sobre esse dia (ecrãs 100%). Tenho que ir ver se ganhei... ;)

    ResponderEliminar