2019/10/13

Logs excessivos destroem memória flash de Teslas mais antigos


Numa altura em que muito se vai falando dos custos a longo prazo dos automóveis eléctricos, descobre-se que os Tesla têm um problema congénito que pode pode levar a uma despesa de milhares de dólares por causa de um componente de poucos dólares: a memória flash soldada no seu computador.


São cada vez mais os utilizadores com Tesla que ficam com o computador inutilizado por terem "gasto" a memória flash. E se forem à Tesla, a reparação implica substitui todo o computador, que pode ter um custo de cerca de 4 mil dólares.

As memórias flash são perfeitas para utilização num automóvel, mas há uma conjugação de factores que está a causar bastantes dissabores a possuidores de Teslas mais antigos e que vão acumulando anos de uso. As memórias flash têm um número limitado de escritas, e embora contem com técnicas para minimizar esse efeitos (distribuindo as escritas por diferentes blocos de memória), isso está a ser contrariado pelas coisas que a Tesla tem feito.


Por um lado, as actualizações da Tesla fazem com que o espaço ocupado na memória flash seja cada vez maior, deixando menos espaço disponível para fazer a tal distribuição das escritas. Mas o pior factor será o sistema da Tesla (baseado em Linux) estar constantemente a guardar "logs" que totalizam centenas de megabytes por dia, e que para cúmulo, serão completamente desnecessários.

Devido a isto, já surgiram várias empresas que fazem o trabalho de dessoldar o chip da memória flash e colocar um novo (de maior capacidade), e há até algumas que aproveitam a oportunidade para colocar um socket que permita trocar o chip mais facilmente quando tal voltar a ser necessário no futuro.

Nos computadores mais recentes da Tesla, o chip já passou de 8GB para 32GB, o que permitirá mais alguns anos de utilização... mas também ficando dependendo do espaço livre que a Tesla deixar ficar (as actualizações vão sendo cada vez maiores e com mais funcionalidade). O ideal seria a Tesla deixar de manter logs com tal nível de detalhe em todos os veículos, poupando a memória flash, algo que Elon Musk diz que já "estará melhor" por esta altura.



... Pena que isso não irá evitar que centenas de milhares de Tesla, dos mais antigos, tenham que enfrentar esta situação nos próximos anos...


Actualização (10/11/2020): A Tesla finalmente reconheceu o problema e oferece garantia prolongada para a correcção.

4 comentários:

  1. Isto é uma falha básica... Como é que é possível.

    ResponderEliminar
  2. Quem pretende aventurar-se com carros elétricos, é bom que prepare a carteira e que a mantenha constantemente recheada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes cortar o "eléctricos"... Todos os carros dão despesa. :)

      Eliminar
    2. Sim também acho que não será por aí... Carros a combustao dão muitos problemas!

      Eliminar