2019/10/10

Linksys Aware faz detecção de movimento usando WiFi


Detectar o movimento de pessoas dentro de casa vai deixar de obrigar a usar câmaras ou sensores de movimento tradicionais. Bastará ter um router WiFi, como demonstra o Linksys Aware.

Há anos que investigadores têm mostrado como se podem usar os sinais de rádio WiFi para detectar a presença e movimento de pessoas, e a Linksys torna-se uma das primeiras empresas a trazer essa capacidade para o mundo real. Com o Linksys Aware os seus routers podem detectar movimento de pessoas usando apenas o WiFi.




O sistema passa a estar disponível para os sistemas Velop com Mesh, analisando as diferenças nos sinais de rádio que os mantêm ligados uns aos outros; e fazendo disparar alertas sempre que for detectado movimento. A parte negativa é que em vez de ser uma funcionalidade que a Linksys oferece a quem comprar os seus produtos, torna-se uma em que a empresa tentará ir buscar mais uns euros por mês, oferecendo uma subscrição de 2.99 dólares mensais ou 24.99 dólares anuais.

Imagino que não deverá demorar muito para que outros fabricantes comecem a oferecer funcionalidade idêntica e, eventualmente, isto acabar por se tornar algum comum e standard em todos os sistemas mesh.


... Depois, vamos ter que lidar com a questão de garantir que os fabricantes não estarão a recolher estes dados para criar perfis sobre como se movem as pessoas dentro das suas próprias casas.

1 comentário: