2019/10/03

MS revela Surface Neo dobrável com Windows 10X


Na Microsoft, a aposta nos dobráveis com dois ecrãs é feita a duplicar. Para além do Surface Duo com Android tem ainda um Surface Neo que dá uso a uma variante do Windows criada para lidar com este novo formato dobrável, o Windows 10X.

Com dois ecrãs de 9" com sistema idêntico ao do Duo (que permite dobrar os ecrãs 360º, ou mantê-lo plano, ou em formato "portátil") e apenas 5.6mm de espessura (quando aberto), este Surface Neo faz recordar o protótipo Courier do qual se falava há uma década atrás. Pois bem, mesmo com todos estes anos de atraso, a MS parece estar finalmente pronta para o fazer chegar ao mercado - mas só para a época de Natal de 2020, tal como o Surface Duo.

A grande diferença face ao Duo, para além da dimensão dos ecrãs, é que neste Neo não temos Android mas sim um Windows 10X criado especificamente para lidar com este tipo de dispositivos. Por exemplo, ao se usar o teclado magnético que se pode pousar sobre um dos ecrãs, o sistema reconhece isso e usa a parte que permanece visível na secção em cima do ecrã para apresentar informação relevante, como sugestões de palavras, controlos multimedia, emojis, etc.


Ao apostar no Android para o Duo e no Windows 10X para este Neo, a MS parece revelar-se um pouco indecisa quanto ao caminho a seguir, e pode estar a dar "um tiro no pé", caso se venha a demonstrar que é mais prático utilizar Android do que este Windows 10X. Mas, isso é algo que só daqui por mais de um ano é que se poderá avaliar. E até lá, ainda muita coisa pode acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)