2019/10/22

NOS com problemas na rede em todo o país

Se têm uma ligação NOS e estão a detectar problemas, escusam de começar a fazer reboot aos aparelhos ou a mexer nos cabos; o problema é mesmo da NOS.

Muitos dos nossos leitores reportaram problemas com a sua ligação NOS, de Norte a Sul do país, e que se vão multiplicando também nas redes sociais. A falha parece estar a afectar não só os utilizadores residenciais como também clientes empresariais, havendo empresas que até estarão actualmente sem serviço telefónico.

Embora sejam situações pouco frequentes, sempre serve para nos demonstrar que, ocasionalmente a ligação à internet / telecomunicações / serviço de TV pode falhar; e que no caso disso poder constituir um serviço essencial (no caso de empresas ou trabalhadores por conta própria), convém ter um qualquer plano de backup para "desenrascar" nesta eventualidade - que poderá passar por algo tão simples quanto um hotspot mobile com rede de outro operador (ou uma segunda ligação fixa de internet de outro operador, se tal se justificar).

Senão, resta apenas aguardar para que o funcionamento seja reestabelecido, e aproveitar para recordar como é viver "sem internet"... :)


Actualização: A NOS diz que o serviço já regressou à normalidade (após várias horas), dizendo que se tratou de um anomalia simultânea de dois sistemas de processamento de tráfego, com "probabilidade absolutamente ínfima" de acontecer. E vai oferecer 2GB de dados móveis aos clientes como forma de compensação.

15 comentários:

  1. nao sei ha que horas foi isso e se ja esta resolvido mas eu tenho tv, net, e telemovel, pelo menos neste momento. de manha nao vi o telelel so peguei nele era umas 11h

    ResponderEliminar
  2. Na rede móvel apenas, rede fixa funciona sem problemas

    ResponderEliminar
  3. Pois, fui dos que andou a fazer reboot ao router. Já me apercebi deste problema há dois dias. Tanto na rede móvel como na fixa.

    ResponderEliminar
  4. E não foi só na NOS: https://downdetector.pt/

    ResponderEliminar
  5. A primeira coisa que fiz quando vi o meu router 4g sem ligação foi reiniciar. :D

    ResponderEliminar
  6. Isso não é o modo normal dessa rede, NOS nunca mais , não te tem sinal em lado nenhum , e mesmo quando diz que tem a qualidade de ligação é muito pior que os outros 2.

    Eu já sabia mas decidi fazer uns testes com um telemóvel em roaming em Portugal, e a Vodafone e MEO dão uma coça em qualidade da rede. Principalmente fora das 2 grandes cidade , mas mesmo em cidade não é boa.

    ResponderEliminar
  7. Eu também digo disparates como o Flávio. Nas localizações fora das grandes cidades onde tenho de me deslocar, a NOS era uma nódoa (entretanto mudei para a Vodafone e sou feliz).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também costumo dizer disparates e então vou subscrever por baixo.

      Eliminar
    2. Tenho Vodafone e Meo no meu tlm dual sim, e Vodafone comporta-se 90% das vezes melhor que MEO... entretanto tenho familiares que me acompanham frequentemente e que têm NOS, sendo que na maioria dos locais por onde passamos a NOS continua abaixo das restantes duas operadoras, principalmente na utilização de dados... por isso também devo dizer muitos disparates :)

      Eliminar
  8. A Vodafone também está com falhas, era justo sair também um artigo sobre a Vodafone.

    ResponderEliminar
  9. A NOS está a dar 2GB de dados em Novembro para compensar a falha de ontem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fundo vêm reconhecer que o mais apetecível hoje em dia, são os dados móveis. E que os volumes são ridiculamente baixos para valorizar 2GB.

      Eliminar