2019/10/10

Notícias do dia

Nissan pede 25 mil euros por bateria para Leaf; Microsoft Your Phone vai deixar atender chamadas Android no PC; Roombas ganham "zonas interditas" e recarregamento (mais) inteligente; Tasker e Join contornam limitações do acesso ao clipboard no Android 10; Nokia 8.1 começa a receber Android 10; e D-Link não vai corrigir falha crítica em routers WiFi.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo de gadget da semana que desta vez te pode valer uma smart bracelet ID115 Plus.

Catalyst da Apple está a falhar na unificação do iOS e macOS



Uma das grandes apostas da Apple para o macOS Catalina foi o Catalyst, o novo sistema que teoricamente iria facilitar o processo de trazer apps iOS para o macOS e unificar o desenvolvimento entre ambas as plataformas, mas o resultado prático está longe de ser o esperado. Para além da Netflix anunciar que não irá adaptar a sua app para Mac, e com os developers a mostrarem o desagrado pelo trabalho adicional que o processo "fácil" implica, temos casos ainda mais insólitos.

Duas das apps que a Apple tinha apresentado em palco como sendo exemplos para a utilização do Catalina, a DC Universe e Asphalt 9, falharam a data de lançamento e foram adiadas para "data a anunciar", uma situação que ganha contornos ainda mais suspeitos por terem sido removidas da página da Apple referente ao Catalina. E enquanto isso, os developers queixam-se também de não ser possível manter contas integradas entre iOS e Catalina, dificultando o processo de que as compras feitas numa plataforma sejam automaticamente aplicadas na outra.


Waymo vai começar testes sem condutores humanos



Depois das viagens com os condutores humanos de segurança, a Waymo começou a avisar os clientes de que poderão começar a ser transportados por veículos 100% autónomos que já não terão um condutor humano de prevenção.

Estes testes continuam a estar restringidos a áreas geográficas bem específicas, e a Waymo relembra que mesmo não tendo qualquer condutor no veículo, poderão a qualquer momento contactar um assistente que poderá prestar auxílio remoto pressionando um botão no veículo ou através da app.


Quase metade dos adolescentes preocupados com o que os pais partilham sobre eles nas redes sociais



Um estudo da Microsoft revela que, nos EUA, 42% dos adolescentes dizem ter problemas com aquilo que os seus pais partilham sobre eles nas redes sociais. Apenas 28% dizem que os seus pais nunca partilham nada sem terem a sua permissão, enquanto 30% dizem não ter qualquer problema com isso.

Entre os que têm problemas com isso, 11% consideram que as ditas partilhas são um grande problema, 14% dizem que é um problema "médio", e os restantes 17% dizem que é um pequeno problema. Ainda assim, vem relembrar a necessidade de se ter cuidado com o que se partilha e os potenciais efeitos inesperados que isso poderá ter nas outras pessoa, mesmo que sejam os seus descendentes directos.


Apple volta a remover app problemática em Hong Kong



A Apple parece estar indecisa quanto à situação dos protestos em Hong Kong. Depois de ter inicialmente recusado a app HKmap.live que permitia partilhar a localização da polícia e facilitava a vida aos manifestantes, a Apple acabou por a permitir na App Store após alguns dias (após chuva de críticas que a acusavam de estar a obedecer a ordens da China).

Mas, como seria de esperar, a China rapidamente mostrou o seu descontentamento com a medida, e agora a Apple voltou a remover a app, o que a irá deixar ainda mais vulnerável às ditas acusações - que se têm alastrado a muitas outras empresas. A Blizzard também tem estado sob fortes críticas depois de ter banido um jogador (e comentadores) por ter demonstrado o apoio aos manifestantes.

E o assunto não se vai ficar por aqui... a app de notícias Quartz também desapareceu da App Store da Apple na China.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)