2019/11/13

App do Facebook acedia à câmara dos iPhones em background


O Facebook contribui mais um pouco para as teorias da conspiração, com a descoberta de um "bug" na app para iOS que estava a aceder em background à câmara dos iPhones.

O caso foi descoberto por acidente por diversos utilizadores, e replicado por muitos mais, revelando que a app do Facebook estava a aceder à câmara sem que houvesse qualquer motivo legítimo para o fazer. Da parte do Facebook, a resposta foi de completa tranquilidade, dizendo que se deveria "tratar de um bug", e que "seria corrigido em breve".

Ora, o único problema é que, tendo em conta todo o historial do Facebook, este não é o tipo de bugs que se possa dar ao luxo de fazer, ou de tentar desvalorizar. Com todas as acusações e suspeitas de abuso da privacidade dos seus utilizadores, descobrir tal acesso indevido à câmara resulta em preocupações ainda maiores.

... Não me admiraria que, numa próxima actualização do iOS, começará a ser exibido um icon proeminente quando alguma app está a aceder à câmara ou microfone, tal como já acontece com as apps que pedem o acesso à localização. É triste, mas estamos num ponto em que se tem que desconfiar de tudo o que as próprias apps que se instalam possam estar a fazer.

4 comentários:

  1. Vi-me forçado a instalar a porcaria da app "lite" do Facebook porque retiraram a possibilidade de ler as mensagens privadas em páginas web para telemóveis...

    E mesmo assim sou bombardeado dia e noite informando que existe uma app (também "lite") só para as mensagens, mas essa só a instalo se me pagarem, pois a "lite" (normal) FELIZMENTE permite enviar e receber mensagens.

    Torna-se difícil mandá-los à fava, pois a grande maioria das pessoas com quem troco mensagens pede-me para o fazer através do Facebook, mas a vontade cada vez mais se vai agigantando.

    ResponderEliminar
  2. Parte positiva de ter um OnePlus 7 Pro, camera pop-up ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A câmara de trás não... que neste caso era a que estava a ser acedida. :)

      Eliminar
  3. Façam como eu, usem o Facebook pelo browser, para aceder ao Messenger vai-se ás opções do Chrome e muda-se para modo PC.

    ResponderEliminar