2019/11/01

AT&T lança planos ilimitados... com limites


Demonstrando que mesmo com oceanos de distância há coisas que parecem inerentes às operadoras de telecomunicações, também nos EUA a AT&T teve a (in)feliz ideia de lançar planos ilimitados... com limites.

Poderia pensar-se que um tarifário ilimitado seria das coisas mais simples que pode haver para publicitar e explicar: oferecendo um serviço ilimitado, e pronto. Mas, obviamente que não poderia ser tão simples, e por isso a AT&T passa a disponibilizar um trio de planos "ilimitados", com uns a serem mais "ilimitados" que outros.

Temos assim:
  • Unlimited Starter - com voz, SMS e dados ilimitados ($65) - mas com velocidades limitadas em função do congestionamento da zona
  • Unlimited Extra - igual ao anterior, mas com 50GB de dados garantidos em "alta-velocidade" ($75) e 15GB para hotspot mobile.
  • Unlimited Elite - igual ao anterior, mas com 100GB de dados sem limitação de velocidade ($85), e 30GB para hotspot mobile, e ainda com subscrição do HBO e HBO Max.

Por cá também temos os nossos operadores a começarem a oferecer tarifários ilimitados (Vodafone, NOS e MEO), mas mesmo não disfarçando que se auto-copiam todos uns pelos outros, pelo menos têm a decência de apenas segmentar os planos pela velocidade de acesso, em vez de aplicarem limites de 50GB ou 100GB como a AT&T está a fazer.

Como bem sabemos por exemplos antigos, chamar ilimitado a tarifários que após um determinado limite reduzem a velocidade (e nem sequer referindo qual será a velocidade mínima), significa que o operador fica livre para poder reduzir a velocidade para níveis completamente inutilizáveis (experimentem aceder a uma qualquer página web com uma ligação de 10Kbps ou 100Kbps....)

Esperemos que os operadores nacionais não se deixem contagiar por este tipo de tarifários.


Actualização: Nem de propósito, a AT&T vai pagar uma multa de milhões por algo idêntico que fez no passado; mas parece ser um dos casos onde o "crime compensa", já que os milhões que vai pagar serão muito menos do que terá lucrado com isso.

2 comentários:

  1. https://www.theverge.com/2019/11/5/20949850/att-fine-unlimited-data-plan-fake-throttling

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas o mais ridículo é que isso diz respeito a outro caso já com vários anos, e voltam a insistir novamente... Enfim...

      Eliminar