2019/11/09

Como o Autopilot da Tesla lida com cones, noite e visibilidade reduzida


O Autopilot da Tesla está longe de ser perfeito, mas já é capaz de fazer coisas surpreendentes. Um condutor mostra-nos como ele está a lidar com situações de obras na estrada, e outras situações complicadas com visibilidade reduzida, como à noite, com chuva, etc.

Elon Musk tem repetidamente desvalorizado o uso dos LIDARs e apostando apenas nas câmaras como sendo essenciais para a condução autónoma; pelo que importa ainda mais ver que tal o Autopilot da Tesla se comporta quando as câmaras deixam de ver o mundo com a perfeição desejada.

O primeiro caso mostra a capacidade do carro reconhecer cones na estrada, a indicar desvios devido a obras, e correctamente dando prioridade aos cones e ignorando as marcações das linhas na estrada.



De seguida, outros casos em que complicaram a vida ao Autopilot colocando películas sobre a câmara, e também em situação de contra-luz, com o sol de frente.



E por fim, uma pequena comparação que mostra a detecção de objectos à noite, mesmo em condições que poderiam ser complicadas para o condutor.



Nota: não esquecer que estes vídeos podem mostrar imagens bastante mais escuras do que seriam na realidade aos nossos olhos, como foi no fatídico caso da Uber. Quando tiver oportunidade, tentarei fazer um comparativo entre a luminosidade vista pelas câmaras do Autopilot à noite, e a que seria vista "pelos nossos olhos"! :)

1 comentário: