2019/11/09

Google passa Cardboard VR a open-source


A Google abandonou o Daydream VR, e agora que também "livrar-se" do Cardboard VR, disponibilizando-o como open-source, para que o trabalho passe a ser feito por quem tiver interesse nisso.

Com o Cardboard open-source a Google disponibiliza todas as ferramentas para que se continuem a criar experiências VR em Android e iOS que possam ser desfrutadas a partir dos óculos em cartão (ou os modelos em plástico derivados deles).

O projecto Cardboard, que permitiu levar a experiência VR a milhões de pessoas através dos seus curiosos óculos VR em cartão, pode não ter tido o impacto que se desejava. Ainda assim, terá sido responsável por mostrar um mundo VR à maioria dessas pessoas pela primeira vez, e sendo algo que a Google diz esperar ver continuado com esta nova etapa.

Segundo a Google, os sectores do entretenimento e educação são os que mais têm tirado partido do VR, com o YouTube ou o Expeditions a permitirem criar experiências que transformam por completo o ensino da matéria nas salas de aula.

... No fundo, todo este sector do VR apenas está à espera que surjam uns óculos de VR / realidade aumentada que sejam práticos de utilizar e económicos, que sirvam como faísca para uma nova revolução. O estranho é ver a Google a desinvestir nesta área, quando do lado da Apple parecem estar iminentes a chegada desses tais óculos (provavelmente, sem a parte do "económicos").

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)