2019/11/26

Ford desafia Tesla a repetir teste de Cybertruck vs F-150 de forma justa


Durante a apresentação do Tesla Cybertruck foi mostrado um vídeo do mesmo a puxar uma pick-up Ford F-150 sem grande esforço, mas a Ford desafia a Tesla a repetir o teste de forma justa.

O vídeo do Cybertruck a puxar uma F-150 será simbólico (ou não fosse a família F da Ford a mais vendida nos EUA desde 1986) mas o teste levantou bastantes dúvidas, até mesmo para os fãs da Tesla. Para começar, não foram revelados quais os modelos exactos, quer do Cybertruck quer da F-150. O que se pode antecipar, é que o Cybertruck seria um modelo dual-motor ou tri-motor, com 4WD, enquanto a F-150 estaria apenas em modo RWD (pelo patinar das rodas) e que faz suspeitar que fosse uma das versões equipadas com motor mais fraco.



De qualquer forma, mesmo sendo conhecida a vantagem dos motores eléctricos neste tipo de prova, com o seu binário instantâneo logo desde o arranque, há inúmeros factores a ter em conta e que tornam este vídeo inconsequente, a começar pela dimensão e tipo de pneus e - principalmente - o peso dos veículos. O Cybertruck será bastante mais pesado, e os seus pneus de maior dimensão garantir-lhe-ão também maior tracção. Para um teste realmente justo, ambos os veículos deveriam ter pneus idênticos e carga idêntica, tendo já levado a Ford a desafiar a Tesla a fazer um teste mais justo.

Mesmo com poucas hipóteses de sucesso da F-150, é algo que a Tesla poderia acomodar - e se não o fizer, é algo que seguramente será feito até à exaustão assim que os Cybertrucks começarem a chegar às estradas... daqui por dois anos.

7 comentários:

  1. Parece que vão refazer o teste: https://twitter.com/elonmusk/status/1199158300257865729

    ResponderEliminar
  2. Já não há pachorra para Teslamania.
    Os bois do meu avô também puxavam a carrossa cheia de mato, milho, abóboras, lenha... etc.
    Ah, e não tinha vidros, apenas uma mistura de ferro e madeira, puros e fortes qb. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que os bois faziam emissões... gasosas e sólidas! :)

      Eliminar
    2. E curiosamente, não existe melhor fertilizante para cultivar alimentos que tantos donos de Teslas "veganos" tanto apreciam como o fertilizante "sólido" produzido pelos bois.

      Quero ver onde é que esses veganos irão encontrar fertilizantes naturais para os seus vegetais se conseguirem erradicar a "exploração" animal que lhes traz a comida para o prato...

      Bem, mas aqui falavamos de bois, não era? :D

      Eliminar
    3. Vamos encontrar fertilizante na cabeça dos carnistas.

      Eliminar
    4. Com uma respostas dessas, não ficam quaisquer dúvidas do que existe na cabeça de "Aerogel"...

      "Carnistas"???

      Diz-se omnívoros, caríssimo(a).

      Eliminar