2019/11/20

Nikola Motors diz ter criado bateria revolucionária de 500Wh/kg


A Nikola Motors, empresa de camiões eléctricos, diz ter conseguido criar uma bateria revolucionária, e que irá partilhar a tecnologia gratuitamente com todos os que a quiserem replicar.

As promessas de baterias revolucionárias não são nada de novo, ocorrendo ocasionalmente sem que se vejam efeitos práticos no mundo real, mas isso poderá mudar com esta bateria da Nikola Motors. A empresa diz ter efeito avanços significativos em várias áreas, permitindo a criação de uma bateria que atinge uma densidade de energia de 500Wh/kg. Para se ter uma referência do que isso significa, a bateria do Model 3 da Tesla, considerada uma das mais eficientes, tem "apenas" 247 Wh/kg.

Isto não só permitiria duplicar imediatamente a autonomia dos veículos eléctricos, como também permitiria manter a autonomia actual reduzindo substancialmente o peso e volume das baterias. Adicionalmente, é uma tecnologia cujo custo do material é de metade do das baterias de iões de lítio; e que suporta mais de 2000 ciclos de carga com degradação "aceitável". (Assumindo duas cargas completas por semana, teria uma vida útil para cerca de 20 anos.)

Por agora a empresa não avança com detalhes específicos, prometendo fazê-lo num evento no próximo ano. Mas, as melhorias são de tal nível que a empresa diz que as irá partilhar com o mundo. Se as promessas realmente se concretizarem... poderá ser finalmente o salto nas baterias que há muito se aguardava.

2 comentários: