2019/11/17

Novo display holográfico concretiza imagens projectadas no ar


Investigadores já estão a conseguir criar displays que conseguem recriar as imagens projectadas no ar que foram popularizadas por filmes como o Star Wars.

Ter uma imagem projectada "no ar", e ainda por cima com a qual se pode interagir, parece ser algo só possível nos filmes de ficção científica. Mas na verdade, já temos displays que conseguem recriar esse efeito, e que se têm tornado mais eficazes e viáveis que nunca.

O problema de projectar imagens "no ar" é que a luz precisa de ser reflectida por algo para se tornar visível. Por isso, a solução encontrada foi utilizar uma pequena esfera, capaz de levitar e ser movimentada por um campo acústico. A técnica não é nova, mas a novidade é que este novo sistema consegue movimentar essa esfera a velocidades muito mais elevadas - até 9m/s na vertical e 3.5m/s na horizontal - o que permite a sua utilização para a apresentação de imagens volumétricas "holográficas" bastante mais complexas.

Ainda serão precisos muitos mais avanços para que este tipo de displays se tornem práticos de utilizar... mas é bom saber que as coisas têm evoluído e parecem estar no bom caminho.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)