2019/11/03

Jovem de 14 anos usa projector para tornar pilar A dos automóveis "transparente"


O pilar A dos automóveis (o que ficam à frente, de cada lado do pára-brisas) são dos elementos estruturais mais importantes num veículo, mas criam um ângulo morto que prejudica os condutores - um problema que uma jovem de 14 anos sugere resolve com câmaras e projectores.

Ao longo dos anos temos visto vários fabricantes a apresentarem diversas propostas (de facto, ainda o ano passado a Continental apresentou uma proposta usando ecrãs OLED). Desta vez a diferença é que o projecto nos chega de uma jovem de 14 anos, que decidiu resolver o problema como projecto para uma feira de ciência.

O sistema dela usa câmaras no exterior, e um projecto para projectar a imagem sobre o pilar A, para todos os efeitos tornando-o "transparente".

A ideia é curiosa mas, como sempre, haveriam muitos detalhes que poderiam tornar impraticável a sua implementação a nível comercial. A utilização de um projector pode parecer simples mas vem acompanhada de uma série de problemas (custo, longevidade do sistema de projecção, consumos, sombras provocadas pelos ocupantes dos veículos, garantir o alinhamento preciso, para que a projecção não cause encadeamento no exterior - e também no interior, etc.) Mas, raras são as ideias que nascem "perfeitas"... e este não deixa de ser um bom início para um projecto a ser refinado, e evoluir até potencialmente resultar em algo que seja de implementação viável.


2 comentários:

  1. Muito bom começo para tentar resolver um problema que começa a ser demasiado crónico no meio automóvel.

    ResponderEliminar
  2. Considero-me um bom condutor, carro e mota. Conduzo desde os meus 10 anos motas, carro nunca me interessei até tirar a carta aos meus 18, mas quando comecei nas aulas de condução, esses dois pilares que os carros têm faziam-me uma confusão gigante, atrofiava me imenso nas aulas de condução, hoje faço cerca de 1000 km todas as semanas e muitas das vezes para certas curvas vejo me obrigado a olhar pela janela do condutor para dar certas curvas, isto para quem conduz em estradas rurais.

    ResponderEliminar