2019/11/23

Samsung prepara smartphone com ecrã de 120Hz


Os smartphones parecem estar prestes a liderar novo passo na evolução dos ecrãs, sendo que também a Samsung prepara um modelo com ecrã de 120Hz, que poderá servir como sinal de que se comecem a tornar no novo standard.

Uma versão beta do One UI da Samsung faz referência a um modo de 120Hz, o que automaticamente revela as intenções da marca sul-coreana de lançar um smartphone em breve com um destes ecrãs.



Curiosamente, têm sido os smartphones a auxiliar avanços nos ecrãs e nas câmaras. Quando começaram a surgir televisores 4K, foram os smartphones a estar na linha da frente na capacidade para gravar vídeos 4K (e o mesmo está para acontecer com o formato 8K); e nos ecrãs, não nos podemos esquecer que praticamente todos os smartphones actuais contam com ecrãs com mais resolução do que a maioria dos portáteis no mercado.

Embora existam monitores de 120Hz, 144Hz, e até 240Hz, estes continuam a ser destinado ao segmento dos gamers, não tendo expressão entre os utilizadores normais. No entanto, todos os utilizadores poderiam beneficiar de um salto para os 120Hz, mesmo que achem que "não notem diferença" - como o nosso Luis Costa pode comprovar na análise ao ROG Phone II.

Sendo um forte proponente do "high refresh rate" desde sempre, só posso encarar com bons olhos que nos próximos anos os 120Hz se tornem no novo patamar base para os monitores e ecrãs de smartphones... :)

2 comentários:

  1. A questão é se compensa o consumo extra de bateria. Tenho dúvidas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende o que é um consumo "extra" e o bom é que podes escolher: queres bateria desligas. Se a suavidade for idêntica aos iPad Pro com essa taxa, então fantástico.

      Eliminar