2019/12/21

AMD lança FEMFX para física deformável


A AMD quer facilitar o processo de criação de jogos mais realistas, e disponibilizou uma nova biblioteca de funções - FEMFX - que permite simular comportamentos físicos mais reais nos jogos.

Os jogos têm evoluído imensamente em termos gráficos ao longo das últimas décadas, mas a nível de realismo físico há ainda um grande caminho a percorrer. A maioria dos jogos continua a recorrer a "truques" para simular coisas como objectos destrutíveis, com coisas como apenas uma série pré-determinada de deformações possíveis - coisas que a AMD espera mudar com este FEMFX.

Coisas como objectos elásticos deformáveis (como pneus), elementos de madeira que podem ser despedaçados de forma realista, objectos de materiais que se podem derreter, ou objectos de metal (como automóveis) que se podem deformar de forma fisicamente correcta, são algumas das coisas possíveis.


Embora possa ser utilizado por todos os CPUs e GPUs, obviamente que esta biblioteca tira especial partido da arquitectura dos CPUs multi-core da AMD. De resto, esperemos que seja algo que já possa estar devidamente implementado a tempo dos jogos para a futura geração das consolas Xbox Series X e PlayStation 5, e contribua para acabar com as frustrações dos jogos onde podemos destruir algumas coisas de madeira mas outras permanecerem invulneráveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)