2019/12/21

Z-Wave "cede" e promete passar a sistema aberto


A Silicon Labs não demorou a reagir ao anúncio da aliança ZigBee expandida e apressa-se para não ficar fora da corrida, prometendo abrir o Z-Wave a outros fabricantes.

Contrariamente ao ZigBee, que é um sistema aberto e que pode ser implementado por qualquer interessado usando chips de diversos fabricantes, o Z-Wave tem-se mantido um exclusivo da Silicon Labs. Qualquer empresa que deseje adicionar Z-Wave aos seus produtos tem, obrigatoriamente, que usar um chip da Silicon Labs - e isso é algo que se torna cada vez mais desaconselhado, motivo pelo qual assistimos a esta mudança de posição.

A Silicon Labs e Z-Wave Alliance prometem abrir a tecnologia a mais fabricantes, para que se torne num sistema aberto que dê maior confiança aos clientes.

É uma medida imprescindível para o futuro do Z-Wave, mas que terá que mostrar resultados num prazo relativamente curto, sob pena de se arriscar a ser considerado desnecessário com a nova aposta no ZigBee, WiFi e Bluetooth do Connected Home over IP. Por mim, fã de longa data do ZigBee, e tendo sido precisamente para isto que ele foi criado, espero que venha a ser ele o "vencedor" desta guerra de formatos e comunicações que se arrasta há décadas (as origens do ZigBee remontam a 1998!) e que apenas tem contribuído para baralhar o público e dificultar a adopção dos "smart devices".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)