2019/12/27

Android 11 vai remover limite de 4GB nas gravações de vídeo


Vai ser necessário aguardar pela próxima versão do Android, mas há finalmente esperança para quem quiser gravar vídeos com mais de 4GB nos seus smartphones.

Poderá não haver muitas pessoas a gravar vídeos longos nos seus smartphones, mas quem o fizer poderá ficar um pouco baralhado ao descobrir que o vídeo que gravou ficou dividido em múltiplos ficheiros individuais na galeria de fotos e vídeo. Isto acontece porque o Android tem, desde há muitos anos, um limite máximo de 4GB na gravação de ficheiros de vídeo - sendo um limite que finalmente poderá desaparecer com a chegada do Android 11.

Esta alteração torna-se mais importante considerando que, no caso de se gravarem vídeos em 4K este limite dos 4GB começa a reduzir-se para períodos de tempo cada vez mais curtos (cerca de 12 minutos num Pixel 4), e isto sem se considerar a utilização de vídeos 4K com bitrate mais elevado, ou com HDR, ou os vídeos em Ultra HD 8K que começarão a ser possível gravar-se com alguns topo de gama em 2020.

Com esta alteração que se espera que seja aplicada ao Android 11, o limite de gravação dos videos passará de um tamanho máximo de 2^32 (cerca de 4GB) para 2^64 (mais de 18.4 mil Petabytes!) - valor que deverá ser suficiente para que não seja preciso voltar a pensar neste assunto durante as próximas décadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)