2019/12/18

As apps e jogos da década


Perante a passagem para uma nova década, a empresa de estatísticas App Annie revela as apps e jogos mais populares, e que servirão como retrato de várias gerações durante o período de 2010 a 2019.

Quanto às apps mais descarregadas durante a esta década, o top 10 da App Annie não dá margens para dúvidas quanto ao grande vencedor, com o Facebook a ficar com os 4(!) primeiros lugares da tabela, com a app do Facebook, Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram. Segue-se o Snapchat, o resistente Skype, o recém-chegado TikTok, e ainda o UB Browser. O YouTube marca a única presença da Google nesta tabela na 9ª posição, e o top 10 fica encerrado com o Twitter.




No que diz respeito a facturar as coisas ficam bastante mais distribuídas. A app da Netflix fica em primeiro lugar, seguido de um inesperado Tinder. A lista segue com o Pandora, Tencent Video, Line, IQIYI, Spotify, YouTube, HBO Now e Kwai.


Passando para os jogos, temos algumas curiosidades e a consagração de velhos conhecidos. O Subway Surfers ganha a batalha nos jogos mais descarregados da década, seguido pelo Candy Crush Saga e Tempe Run 2. Depois segue-se o My Talking Tom, Clash of Clans, Pou, Hill Climb Racing, Minion Rush, Fruit Ninja, e o 8 Ball Pool da Miniclip - que embora surja como empresa suíça, tem grande parte dos developers em Portugal.




Passando para o investimento dos jogadores, o Clash of Clans passa para a liderança, seguido do Monster Strike, Candy Crush Saga, Puzzle & Dragons, Fate/Grand Order, Honour of Kings, Fantasy Westward Journey, Pokémon Go, Game of War - Fire Age, e terminando na 10ª posição com outro jogo da Supercell, o Clash Royale.


Vai ser interessante comparar este panorama com o que se terá no final da próxima década...

7 comentários:

  1. Alguém pode explicar à empresa de estatísticas App Annie que a década não teve início em 2010 (mas sim em 2011) e só finda em 2020?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está enganado. As décadas começam no inicio ano 0 e acabam no fim do ano 9. 2010-2019 está bem.

      Eliminar
    2. Não é que o Vitor Madeira tem razão? Nenhuma década começa em "0", na verdade ela termina em "0". 1901 a 1910, 1911 a 1920, etc...

      Eliminar
  2. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_2010

    Na verdade apesar da wikipedia não ser a melhor fonte de informação acho que pode ser considerada para este caso.
    A década de facto começa a 1 de Janeiro de 2010.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se usarmos a analogia dos séculos, 1901 - 2000, então a década começa efectivamente no ano 1 e termina no ano 10. (Tive que verificar porque fiquei com a mesma dúvida). Agora se considerar uma década como um conjunto de 10 anos, pode começar onde quisermos! :)

      Eliminar