2019/12/18

Pixelmator Pro ganha zoom com super-resolução


O Pixelmator Pro ganhou uma funcionalidade bem ao estilo do famoso "zoom-enhance" usados nos filmes e séries; mas com a diferença que neste caso é bem real.

Os sistemas de super-resolução não são novidade (temos sistemas da Google, e outros dedicados a jogos antigos), tendo como objectivo pegar numa imagem e melhorar a sua qualidade. Nos últimos anos têm transitado de sistemas que unicamente olhavam para os pixeis em redor, para outros que recorrem a inteligência artificial e machine learning para tentarem preencher os detalhes que faltam, e agora também o Pixelmator Pro passa a disponibilizar essa funlção.

O ML Super Resolution do Pixelmator Pro também usa machine learning para alcançar os melhores resultados, prometendo melhorar a qualidade de imagem até ao um nível de 3x zoom sem a introdução dos artefactos e interferências habituais.

O sistema não é instantâneo e pode demorar alguns breves momentos a processar a imagem, mas é sempre uma funcionalidade valiosa para ter à mão no arsenal de ferramentas para lidar com fotos e imagens. Será apenas uma questão de tempo até que este tipo de processamento seja feito em tempo real, e seja utilizado para melhorar vídeo Full HD para 4K ou de 4K para 8K (aliás, alguns televisores já usam sistemas de upscaling com super-resolução).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)