2019/12/18

Bug no WhatsApp permitia crashar app e eliminar grupos


O WhatsApp corrigiu uma vulnerabilidade que podia ter efeitos nefastos, permitindo não só crashar a app de forma contínua como também eliminar permanentemente as conversas de grupos sem hipótese de recuperação.

Os utilizadores do WhatsApp deverão certificar-se que já fizeram a actualização para a versão mais recente. Embora a falha obrigasse a ter alguns conhecimentos de "hacking" e apenas pudesse ser utilizada contra utilizadores em grupos onde o atacante também se encontrasse, é certo e sabido que há pessoas com demasiado tempo livre que não se importariam de perder o tempo necessário para pregar esta "partida" aos seus colegas (ou maliciosamente tivesse o intuito de eliminar o histórico do grupo).

O ataque teria como consequência provocar o crash contínuo do WhatsApp para os outros utilizadores do grupo, obrigando a desinstalar e reinstalar a app. Como se isso não fosse já bastante inconveniente, o impacto mais significativo é de que todo o histórico de mensagens do grupo estaria eliminado.

O potencial para "vandalismo digital" seria imenso, motivo pelo qual o WhatsApp recomenda que todos procedam à actualização da app para a versão mais recente quanto antes, para ficarem protegidos contra este vector de ataque.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)