2019/12/02

Cybertruck da Tesla é mais aerodinâmico do que aparenta


As superfícies planas e angulares do Cybertruck da Tesla chocaram muitas pessoas, mas esta carrinha futurista parece ser bastante mais aerodinâmica do que aparenta ser à primeira vista, obtendo um Cx que poderá rivalizar com o de veículos desportivos.

Com base nas fotos, desenhos e dimensões disponíveis, já temos simulações não oficiais que permitem ter uma primeira impressão sobre a aerodinâmica do Cybertruck, e que foram validadas pela indicação do próprio Elon Musk de que esta pickup poderá atingir um Cx de apenas 0.30 - ao mesmo nível de automóveis desportivos como Corvettes e afins. Embora seja um valor superior aos obtidos pelo resto da gama Tesla (o Model X fica-se pelos 0.25, o S nos 0.24, e o 3 nos 0.23), ficaria no topo da classe no segmento das pickups.



No entanto, há ainda muitas coisas em falta. Este modelo não tem espelhos laterais (veremos se a legislação permitirá substituir os espelhos laterais por câmaras), nem outros elementos que terão que ser incluídos na versão final de produção. Mas, é pelo menos sinal de que o ponto de partida não será tão mau quanto um carro "anguloso" poderia fazer temer.


E por cá, há interessados com coragem suficiente para circularem num "monstro" como este nas estradas de Portugal? Eu até nem me importava... mas não é fácil compatibilizar isso com o facto deste bicho ultrapassar as dimensões da minha garagem em quase 1 metro! :)

4 comentários:

  1. Este bicho é tão aerodinâmico que há malta em Portugal que fez a pré-reserva a pensar que os preços apresentados vão ser os mesmos de cá, que quando souberem o preço real que ficará o dito bicho vai-se-lhes o ar todo! Vai dar para comprar 2 ou 3 Navarras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dará para avaliar a diferença olhando para os preços do Model 3 nos EUA e cá.
      De resto, a pré-reserva são €100 e reembolsáveis. Não "pesa" assim tanto.

      Eliminar
    2. São classes de veículos diferentes, logo o cálculo do imposto cá é bastante diferente (se não houver mudanças até lá). Não creio que a diferença possa/vá ser tão linear. Mas espero ainda andar por cá para ver.
      A questão dos 100€ é secundária independentemente do peso que possa ter no orçamento de cada um. No entanto não deixa de ser caricato a facilidade com que as pessoas se libertam de um valor monetário em prol de uma reserva de um produto que virá daqui a uns anos. Não estamos a falar de umas semanas ou meses. Estamos a falar de anos! Se calhar alguns depois andam por aí à coca das promoções das "gearbests" e afins e ficam muito tristes quando não conseguem comprar um relógio "Michachas" ou "Xiaomichas" não sei quantos, 2 euros mais barato!

      Eliminar
    3. Penso que não será apenas "facilidade". Basta referir que com a pré-reserva garantes o preço actual do Autopilot, que ao longo dos próximos 2 anos deverá subir muitas centenas (ou milhares) de euros. Para quem estiver interessado em comprar aquilo, acaba por ser um investimento.

      Eliminar