2019/12/10

Desastre do Kickstart Coolest Cooler chega ao fim com milhares de clientes defraudados


A saga daquele que em tempos foi o projecto do Kickstarter mais apoiado chega finalmente ao fim, mas não de forma satisfatória para cerca de 20 mil investidores que em vez do seu versátil "Coolest Cooler" irão receber apenas $20 de reembolso - se tiverem sorte.

O Coolest Cooler angariou mais de 13 milhões de dólares em 2014, tornando-se no projecto Kickstarter mais ambicioso de sempre, mas depressa se veio a demonstrar um desastre milionário. Apenas dois anos mais tarde já se tinha convertido num mega-desastre que infelizmente nunca se veio a endireitar. A única parte boa é que o desastre vai finalmente chegar ao fim, mas não com o desfecho que os investidores do projecto esperariam.

Passados cinco anos, os responsáveis pelo projecto anunciaram que não têm capacidade para enviar os produtos em falta para os investidores que apoiaram o projecto - curiosamente, culpando as novas tarifas adicionais que os EUA aplicaram às importações da China.


São cerca de 20 mil os investidores que ainda tinham esperança de receber o seu Coolest Cooler, esperança que até tinha sido rejuvenescida pelo facto do projecto ter anunciado uma campanha de promoções na época da Black Friday, com a sua geleira a preço reduzido (não que fosse muito simpático estar a promover descontos enquanto havia milhares de clientes à espera há meia-década!)

Mas agora é tempo de abandonar todas as esperanças e colocar um ponto final definitivo neste grande falhanço do crowdfunding. O máximo que os investidores poderão esperar é reaver uns reduzidos $20 de compensação, que pouca satisfação trarão a quem investiu centenas de dólares neste projecto.

1 comentário:

  1. Eu também já cheguei à conclusão que são poucos os kickstarters que vale a pena investir. Estamos demasiado à mercê de circunstâncias.

    ResponderEliminar