2019/12/17

Mac Pro é surpreendentemente reparável


Contrariando a tendência dos MacBooks, iPhones e iPads, o novo Mac Pro da Apple recebeu uma pontuação quase perfeita do iFixit a nível de facilidade de reparação.

O exorbitantemente dispendioso Mac Pro já está disponível, com preços que podem superar os 60 mil euros(!), mas desta vez a Apple apresenta um computador com construção modular que facilita a reparação e substituição de componentes. O site iFixit atribuiu-lhe uma inesperada classificação de 9/10 a nível de facilidade de reparação.

No entanto, nem tudo é perfeito (a começar pelo preço). Embora existam inúmeros componentes standard que facilitam o processo de expansão ou substituição, há outros que são proprietários da Apple, como é o caso dos SSDs. Isso faz com que, embora seja fácil substituí-los, não será nada fácil encontrar peças para substituição a não ser da própria Apple. No entanto, a nível de CPU e RAM, não parece haver impedimentos a upgrades com componentes standard que se podem encontrar no mercado.

Ainda assim, e considerando que o preço base do Mac Pro começa nos 6 mil euros, não me parece que seja um computador que se vá encontrar com facilidade "por aí". :)

(Por outro lado, e considerando que um iPhone 11 Pro Max de 512GB custa 1679 euros, tudo acaba por ser relativo...)

3 comentários:

  1. Não vale o Premium por ser Apple, não traz ao profissional nenhuma vantagem; agora para famosos, jogadores de futebol, etc que querem ter um PC Premium e dizer que têm um Xeon para mostrar as fotos das festas, em vez dum simples i9... então este PC é perfeito.

    ResponderEliminar
  2. Não faz sentido olhar para estas máquinas desse ponto de vista. Isto são computadores para uso profissional a sério. Quem compra isto precisa de produtividade, fiabiliade, assistência técnica eficiente, etc. O preço que vem na fatura paga isso tudo. Nenhuma empresa seria louca a ponto de montar um PC com peças soltas para fazer trabalhado sério em que cada minuto de downtime pode valer dezenas de euros.

    ResponderEliminar