2019/12/17

Notícias do dia

Priberam revela as palavras do ano 2019; teclado Typewise quer evitar os erros de escrita; novo Mac Pro é surpreendentemente reparável; teste cego às câmaras dos smartphones dá vitória à Samsung; Apple Arcade com modalidade anual mais barata; Porsche Taycan levou "penalização" no cálculo de autonomia nos EUA; e Google Street View já conta com 16 milhões de km fotografados.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não te esqueças de participar no nosso mega-passatempo de Natal 2019 com 31 dias de prendas - onde hoje temos um Wiko Y60 para oferecer.

Smartphones Android sem Google na Turquia



Não é só a Huawei que se tem que preocupar com smartphones sem acesso às apps e serviços da Google; na Turquia a Google fica impedida de fornecer os seus serviços em novos smartphones que venham a ser comercializados em 2020 - em resultado de uma deliberação que acusa a Google de práticas de concorrência desleais, incluindo não permitir que os utilizadores mudem o motor de pesquisa definido de origem.

Em resultado disso, novos smartphones Android ficam impedidos de ter os serviços da Google pré-instalados, numa medida que - ao contrário do que acontece com a Huawei -  afectará todos os novos modelos de todos os fabricantes. Resta a possibilidade de a Google chegar a acordo e implementar as alterações necessárias, para que possa continuar a manter-se nos novos smartphones.


ICANN poderá bloquear venda dos domínios .org



Depois de inicialmente ter dito que não tinha nada a ver com o assunto, a ICANN diz que vai reavaliar a decisão da venda do domínio de topo .org a uma empresa privada por parte da Public Internet Registry (PIR) que gere esse domínio - e potencialmente podendo colocar objecções ao negócio e tentar que seja interrompido.

O negócio "bilionário" tem causando uma onda de contestação e preocupação, temendo-se que o controlo por parte de uma empresa privada não só faça disparar o preço deste domínio, como também sujeitá-los a censura e pedidos de remoção facilitados.


Google com novo launcher de apps



O painel de acesso rápido às apps e serviços da Google que está disponível na barra superior na maioria dos sites da Google sofreu uma pequena remodelação. O painel abandona o sistema de expansão com um clique no "more", passando agora a apresentar um painel com scroll logo de origem (anteriormente tinha que se clicar no "more" para ter acesso aos serviços adicionais), e passa a apresentar três serviços adicionais na mesma área de espaço (em vez de um grupo de 3x3 podemos ver 4x3).

Tal como dantes, continua a ser possível reorganizar os serviços, por forma a mantermos no topo aqueles que utilizamos mais frequentemente, bastando clicar neles e arrastá-los para as posições pretendidas.


SpaceX lança mais um Falcon 9 com sucesso - mas volta a falhar as coifas



A SpaceX lançou com sucesso mais um Falcon 9, que voltou a aterrar sem incidentes; mas infelizmente, o objectivo de recuperar as coifas (o cone da fuselagem no topo) usando as embarcações com redes voltou a falhar... "por pouco".

Foi o 13º lançamento da SpaceX este ano, e de um Falcon 9 que já tinha sido lançado duas vezes anteriormente. Para 2020, o plano de lançamentos da SpaceX deverá acelerar significativamente, prevendo-se que possam fazer cerca de dois lançamentos por mês (só para a constelação Starlink) sem contar com os restantes lançamentos para os seus clientes.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)