2019/12/17

Ransomware tenta envergonhar vítimas para que paguem resgates


Os grupos por trás de ataques de ransomware estão agora a ameaçar envergonhar as vítimas com a exposição pública, como forma de as pressionar a pagar os resgates.

Os ataques de ransomware são dos mais nefastos da actualidade, e têm transitado dos ataques a utilizadores particulares para ataques com potencialidade de ganhos mais chorudos, visando grandes empresas e até cidades completas. E agora, estes grupos estão a recorrer a nova técnica de pressão para tentarem forçar as vítimas a pagarem o resgate: revelando publicamente o seu nome.

Vários grupos estão a criar "páginas da vergonha" onde prometem revelar publicamente as vítimas de ataques bem sucedidos, esperando que a ameaça da exposição mediática e respectivas consequências sirvam como incentivo para que os visados paguem. A questão será certamente preocupante para empresas que estivessem a tentar manter o segredo sobre o ataque (embora a divulgação deste tipo de ataques seja algo que começa a ser obrigatório em muitos países), ou que estivessem a planear uma revelação mais controlada.

Resta esperar que, apesar das intenções maquiavélicas desta táctica, o resultado acabe por ser positivo, incentivando as empresas a uma maior transparência e de forma mais imediata, apressando-se a divulgarem estes ataques por sua própria iniciativa e assim inviabilizando esta táctica de pressão através da vergonha pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)