2019/12/11

Sonoff Micro para USB


A Itead tem um novo módulo Sonoff, que desta vez tem a particularidade de ter sido concebido para ser alimentado, e também para controlar, dispositivos USB.

Os módulos Sonoff são bem conhecidos de todos os que se aventuram na automação doméstica, e agora passam a contar com mais um membro na família. O Sonoff Micro é um pequeno módulo que se pode encaixar numa porta USB trazer a magia da automação e agendamentos a outra porta USB.

É certo que em muitos casos se poderia obter o mesmo resultado usando um módulo de tomada ao qual se ligasse um carregador USB, mas com este Sonoff Micro temos a possibilidade de o utilizar até a partir de power banks (por exemplo), ou em locais onde seja mais conveniente usar um módulo que se ligue directamente a uma porta USB e não à própria tomada.

Com ele, podemos fazer coisas como criar horários para melhor gerir o carregamento de dispositivos USB, ou simplesmente para controlar coisas como fitas LED alimentadas via USB, ou outros equipamentos. E com um preço de apenas 4 euros neste fase de lançamento... não se pode dizer que seja caro.


Nota: este módulo não usa o habitual chip ESP8266, mas sim um chip chinês CKW04 - pelo que, nesta fase, não será possível aplicar-lhe um firmware alternativo estilo Tasmota.

2 comentários:

  1. Porreiro, mas acho que seria preferível ser logo um alimentador usb completo. Desta forma, não ficará lá muito "bonito" com alguns carregadores e ainda por cima quando está limitado a 5v e 2.5A. A ser algo independente do carregador, teria sido melhor funcionar como um simples relay, não limitando as opções de input/output.

    Ainda não é esta a solução para o meu Raspberry Pi4 (+de 2.5A), que já me aconteceu mais que uma vez bloquear ao fazer configurações remotamente e só ao chegar a casa o poder reiniciar.
    Deverei optar pela BlitzWolf BW-SHP6...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é mais para quem tem um Powerbank e só quer que o device coma bateria de x em x tempo.

      Eliminar

[pub]