2019/12/17

Teste cego às câmaras dos smartphones dá vitória à Samsung


O popular YouTuber Marques Brownlee pôs à prova as capacidades fotográficas de quase duas dezenas de smartphones num teste cego, e a grande vencedora foi a Samsung com os seus Note 10+ e S10E.

Num conjunto alargado que incluiu modelos topo de gama das mais variadas marcas - Apple, Samsung, OnePlus, Xiaomi, Sony, Asus, Google, etc. - este teste atirou a responsabilidade da decisão para as preferências dos seus seguidores, apresentando fotos lado a lado, sem qualquer indicação do smartphone utilizado, para que cada um pudesse dar a sua opinião baseada apenas naquilo que estava a ver.


Ronda após ronda, parece ficar demonstrado que, independentemente dos bons resultados que todos possam ter, a preferência do público vai para as fotos tiradas pelos mais recentes topo de gama da Samsung: o Galaxy Note 10+ e o S10E. Foram estes os dois smartphones a chegar à final, e que indicam que a vitória não terá sido apenas por "sorte", mas que resulta efectivamente de uma receita mais ao gosto do público.

Ainda assim, há situações curiosas, como o facto do iPhone 11 Pro ter sido eliminado logo na primeira ronda pelo OnePlus 7T Pro, ou o Huawei P30 Pro a ter sido derrotado logo pelo Redmi K20 Pro. O Xiaomi Mi Note 10, que poderia ter boas aspirações, teve o azar de ter ficado logo a competir com o Samsung S10E, deixando à imaginação o que poderia ter conseguido se tivesse tido outro oponente. Os Pixel 3 e Pixel 4 da Google também se portaram bem, tendo perdido apenas para os modelos vencedores; e a Huawei marcou o seu ponto de honra ao conseguir fazer com que o Mate 30 Pro também conseguisse chegar às semifinais (e depois perdendo para o Note 10+).

2 comentários:

  1. Estes testes, sobretudo quando são feitos por não profissionais, resumem-se a uma coisa: saturação de cor. Quanto mais saturadas forem as cores, independentemente da fidelidade face ao objecto fotografado, mais as pessoas gostam. Os nossos cérebros estão treinados para isso. Por alguma razão os brinquedos das crianças são todos coloridos e nós, portugueses, enganámos tantos indígenas por esse mundo fora, trocando ouro por contas de vidro colorido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prova absolutamente nada!!!
      Pra se chegar a uma conclusão teria-se que refazer o teste várias vezes.

      Eliminar