2019/12/23

VW ID3 enfrenta problemas de software


A transição para a era dos automóveis eléctricos está a ser complicada para a VW, agora com relatos que o muito aguardado ID3 que pretende ser o "anti-Tesla" tem sofrido imensos problemas de software.

Enquanto se aguarda pelo VW ID3, que promete ser o automóvel eléctrico que todos desejam, com autonomias alargadas a preços relativamente acessíveis (mais acessíveis que os modelos da Tesla), chegam informações que o construtor germânico tem tido bastantes problemas a nível do desenvolvimento do software para este modelo.

Em resultado disso, as primeiras 10 mil unidades (potencialmente podendo afectar os primeiros 20 mil carros) sairão com software inacabado que irá obrigar a um processo de actualização manual, antes de estarem aptos a poderem receber actualizações automáticas OTA (Over the Air).

A notícia vem confirmar, de certo modo, que uma das grandes vantagens da Tesla é precisamente a nível do software e de toda a estrutura que desenvolveu e que permite ir melhorando os carros ao longo dos anos por meio de actualizações. É um mau sinal que a VW falhe a este nível no primeiro passo do ID3 - mas vamos ver se aprendem com os erros e efectivamente se começarão a assumir como a alternativa viável pela qual muitos aguardam, e onde pelo menos não se deverá ter preocupação com ferrugem nos bancosou "meter água".


Actualização: Passados dois meses o problema com o software parece ser ainda pior do que se suspeitava.

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]