2020/01/11

AMD SmartShift escolhe desempenho de CPU e GPU


A AMD tem um novo truque para maximizar o desempenho e eficiência dos seus CPUs e GPUs, o AMD SmartShift, que deverá também ser utilizado na Xbox Series X e PlayStation 5.

Normalmente, em sistemas como portáteis (e consolas), existe uma distribuição pré-definida da energia que pode ser consumida pelo CPU e pelo GPU. Com este AMD SmartShift essa distribuição deixa de ser uma coisa estática e passa a ser dinâmica, permitindo que o sistema faça a gestão a cada momento em função do tipo de processamento que é necessário.

Por exemplo, no caso de uma tarefa que exija maior recurso do CPU, o SmartShift poderá atribuir-lhe mais energia (reduzindo a energia disponível para o GPU); e o no caso de algo que exija maior potência do GPU, fazer o inverso.

Embora não vá fazer "milagres", este sistema irá garantir que se pode tirar o máximo partido do hardware disponível e com a máxima eficiência, em vez de se terem componentes subaproveitados por terem ficado com uma atribuição pré-definida do limite de energia que poderiam consumir.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)