2020/01/09

Análise aos auriculares Aukey EP-B33

A Aukey conta com uma gama de acessórios bastante vasta, e hoje vamos ver que tal se comportam os seus auriculares Bluetooth EP-B33.


O "unboxing" dos Aukey EP-B33



O nível de empacotamento apresentado nestes auriculares segue os padrões da série Key, com a Aukey a apostar numa apresentação mais cuidada do produto, alojando os EP-B33 numa espuma recortada para o efeito.



Por baixo deste bloco, encontram-se os acessórios, os quais se encontram divididos em três zonas.


A marca disponibiliza um cabo USB-C para carregamento dos auriculares, dois pares de borrachas extra com tamanho S e L e ainda a documentação de referência. Surpreendentemente, o habitual cartão de boas vindas que acompanha os produtos Aukey não estava visível, sendo necessário um pouco mais de "investigação" para dar com ele. Não sendo algo preocupante, acabou no entanto por ser uma surpresa.




Os Aukey EP-B33



A Aukey apelida estes auriculares de Neckband, com o produto a apresentar duas zonas, uma semi-rígida para se moldar ao pescoço, e uma flexível com dois cabos para os auriculares. A banda é constituída por uma tira que se ajusta ao pescoço, com esta a terminar em duas zonas rígidas, onde se encontra uma finalização em dourado, que dá um toque de requinte ao conjunto.

Uma das pontas não apresenta qualquer ligação, sendo possivelmente utilizada para alojar a bateria, com 130mAh, que demora uma hora a carregar, permitindo chegar ao número mágico de oito horas de utilização, suficientes para uma utilização no horário de expediente.



A terminação direita, na sua lateral inferior, apresenta uma tampa de silicone que protege a porta USB-C utilizada para o carregamento.



Removendo a referida tampa, basta ligar o cabo USB-C, havendo no entanto que ter algum cuidado para garantir que a tampa não fica a obstruir a entrada e a impedir o carregamento adequado. Um LED na zona dos comandos apresenta o nível de carga da bateria. A cor verde assinala o carregamento, um duplo piscar a cada cinco segundos indica pouca autonomia restante.

Carregados os auriculares, há que proceder ao seu emparelhamento. Os EP-B33 podem ser emparelhados com dois equipamentos em simultâneo. Para esse efeito basta pressionar o botão de power até que o LED de estado fique a piscar alternadamente verde/branco. Emparelhado o primeiro equipamento, há que desligar o Bluetooth e repetir o processo de emparelhar os auriculares com o segundo. De seguida será possível ligar manualmente aos auriculares ao primeiro equipamento, ficando nesta altura a poder atender chamadas dos dois dispositivos emparelhados.




Na lateral interior da haste direita, encontramos os botões para comandar os auriculares. Da esquerda para a direita, temos a equalização, microfone, volume (+,-), power e led de estado.

Caso pretendam limpar a lista de equipamentos emparelhados, basta pressionar em simultâneo os dois botões de volume durante cerca de 5 segundos, altura em que o LED de estado passará a piscar alternadamente verde/branco.

Depois de ligados e emparelhados os auriculares, para começar a ouvir música, basta separar os dois earbuds. Quando pretenderem terminar a experiência de audição, basta voltar a juntá-los, com estes a manterem-se juntos graças a um efeito magnético.

Os botões de volume têm uma dupla função, além de permitirem baixar ou aumentar o som, possibilitam ainda avançar/retroceder uma faixa através da pressão dos botões durante 1,5 segundos.

O botão de power, também chamado de Multi-Funções pela Aukey, permite atender/desligar chamadas; dupla pressão deste botão rejeita uma chamada; e pressão do mesmo durante 1,5s, vai chamar o assistente de voz, com o utilizador a poder interagir com o mesmo através do microfone.



Em termos sonoros, estes auriculares Aukey EP-B33 apresentam uma qualidade bastante interessante para o segmento de preço em que se encontram. Os graves são fortes e bem definidos, assim como os agudos, se bem que estes de uma forma mais modesta. Comparando a prestação sonora com os Aukey EP-B80, a grande diferença está na ausência do controlador com "armadura", algo que tem impacto directo na prestação das frequências mais altas.

A diferença entre o nível de graves e agudos fica bem patente na utilização dos três níveis de equalização pré-definidos, um com mais graves, outro com mais agudos e um terceiro com um som equilibrado. Cada vez que tocarem neste botão, o sistema de controlo muda a equalização para o modo seguinte, ouvindo-se um sinal sonoro a dar conta desta alteração - algo que não acontece quando se chama o assistente de voz.


Apreciação final




Nesta altura, já não é propriamente uma surpresa o nível de qualidade apresentado pelos auriculares da Key Series da Aukey. Nas análises que temos vindo a fazer ao longo do último ano, tivemos oportunidade de constatar isso mesmo, com a Aukey a conseguir colocar no mercado um conjunto alargado de produtos, que consegue cobrir diferentes segmentos de preço, tendo sempre a qualidade de som e o preço como fortes argumentos.

Estes Aukey EP-B33 são mais um exemplo desta política, com a Aukey a apresentar um produto com bons níveis de acabamento sem descurar a qualidade dos materiais utilizados. Os cabos que ligam os auriculares à banda que se instala no pescoço apresentam um formato espalmado, com uma maior superfície que um cabo filamentar, oferecendo assim uma maior capacidade de resistência à flexão a que diariamente estarão sujeitos.

Em termos sonoros, estes Aukey EP-B33 estão num ponto intermédio da Série Key.
São confortáveis em utilização, resistentes ao suor e um aguaceiro inesperado, sendo por isso uma boa opção para quem gosta de ouvir música enquanto pratica desporto. Pelos factos acima expostos, são merecedores de um distinto "QUENTE".


Aukey EP-B33


QUENTE


Os auriculares Aukey Key Series EP-B33 são uma opção perfeita para quem pretende aliar uma boa qualidade de som à prática de exercício físico, possível graças à banda que se instala no pescoço do utilizador.

Preço: 59,99€ na Amazon


Prós

  • Conforto em utilização
  • 3 modos de equalização


Contras

  • Sistema de controlo pouco prático
  • Frequências mais altas ficam aquém do esperado



Auriculares Aukey EP-B33

Quente (4/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)