2020/01/09

Notícias do dia

Samsung desdramatiza acusação de incluir spyware chinês nos seus smartphones; iPhone SE 2 pode chegar como iPhone 9 com design do iPhone 8; capa revela design do Huawei P40 Pro; Cloudflare reforça segurança com browsers virtuais remotos e eficientes; análise aos auriculares Aukey EP-B33; temos um aspirador robot a €23.99; cliente Airbnb surpreendido por porta que reconhecia o seu rosto sem ter dado autorização para isso.

Antes de passar às notícias do dia, relembro que já foram revelados (e contactados) os vencedores do nosso mega-passatempo de Natal. E que também arrancam os passatempos semanais, com a oferta de exemplares do livro C++ Guia Moderno de Programação da FCA.

Apple procura melhores fotos nocturnas com iPhones - e vai pagar por elas



Depois de ter sido criticada por utilizar fotos dos utilizadores sem compensação, a Apple avança com novo concurso em que desafia todos os possuidores de iPhone 11 a submeterem as suas melhores fotos nocturnas, para que sirvam para demonstrar as capacidades fotográficas das suas câmaras. Mas desta vez os vencedores poderão contar com o pagamento sobre o direito de utilização das mesmas.

As fotos podem ser enviadas até 29 de Janeiro, com um painel de especialistas a seleccionar as melhores, que serão anunciadas publicamente a 4 de Março. Embora não seja dito quanto é que a Apple irá pagar pelas mesmas, espera-se que seja um valor adequado face ao que é praticado no mercado.


Firefox corrige falha crítica que já estava a ser explorada na net



Se usam o Firefox convém certificarem-se que já fizeram a actualização para a versão Firefox 72.0.1, que corrige uma vulnerabilidade crítica que permitia que atacantes se pudessem apoderar do sistema, e que já estava a ser explorada por páginas maliciosas na web.

Curiosamente, a vulnerabilidade foi descoberta e comunicada pela Qihoo 360, a mesma empresa chinesa que esteve na origem da polémica com o suposto spyware nos smartphones da Samsung.


Shift Keyboard coloca teclado completo no Apple Watch



Escrever no ecrã reduzido de um smartwatch não é propriamente a experiência mais agradável - motivo pela qual a Apple recomenda que se usa a dicção por voz - mas o Shift Keyboard quer dar essa possibilidade a quem preferir "teclar" no Apple Watch.

A experiência acaba por replicar o teclado e sugestões que se têm no teclado oficial do iPhone, mas adaptado para tirar o máximo partido do ecrã do Apple Watch. E para quem se quiser habituar, há um modo simplificado que usa teclas com dimensão ligeiramente superior, facilitando o processo de habituação à escrita em ecrãs de tamanho reduzido.


Android 10 chega ao Nokia 6.1, 6.1 Plus e 7 Plus



Para começar bem o ano (e mantendo o plano de actualizações que tinha sido prometido), a HMD está a fazer chegar a versão final do Android 10 aos seus Nokia 6.1, 6.1 Plus e 7 Plus.

De notar que o panorama das actualizações de sistema nos Android continua a deixar bastante a desejar, sendo que só minoria dos fabricantes tem feito chegar o mais recente Android 10 aos seus smartphones de forma atempada; e que muitos dos smartphones lançados o ano passado se arriscam a nunca receber tal actualização.


Bug no Boeing 737 apagava os ecrãs na aproximação a certas pistas



A Boeing parece não ter fim à vista para os problemas que atormentam os seus 737, e agora surgem relatos de um bug que fazia com que os ecrãs do painel de instrumentos se apagassem durante a crítica fase de aproximação a uma pista de aterragem, para determinados aeroportos.

O bug acontecia em pistas que tivessem uma orientação de 270º e que tivessem uma certa latitude e longitude, afectando 7 aeroportos a nível mundial. Embora problema já tenha sido corrigido em todos os aviões que têm viagens programadas para esses aeroportos, permanece por corrigir em aviões que por qualquer motivo possam ter que ser desviados para lá por qualquer motivo - e por isso surge a informação para que os pilotos estejam preparados para essa eventualidade.

Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)