2020/01/08

Cliente Airbnb surpreendido por porta que reconhecia o seu rosto


Sinalizando o estado das coisas na China, um visitante foi surpreendido ao chegar à porta do prédio e descobrir que não precisava de chave nem de código, pois o seu hospedeiro do Airbnb pegou na sua foto de perfil e adicionou-a ao sistema de reconhecimento facial das portas.

São cada vez mais os locais de alojamento que recorrem a fechaduras electrónicas que podem ser abertas através de códigos ou do smartphone, dispensando o uso de chaves tradicionais. No entanto a proliferação dos sistemas de reconhecimento facial tem feito com que esses sistemas se alastrem a cada vez mais áreas, incluindo o das fechaduras inteligentes. Neste caso, com a surpresa de ter sido possível fazer algo como pegar na foto de perfil do cliente, sem a sua autorização, para que a porta do prédio se abrisse quando chegasse.



Obviamente que a questão que se coloca é: e se mais alguém decidisse pegar na sua foto - que está visível publicamente - e a imprimisse, para tentar entrar?

Isso deu origem a uma pequena aventura, visitando uma das mega-lojas Xiaomi na China, comprando uma impressora portátil, e imprimindo a foto - só depois se lembrando que teria sido bastante mais simples e imediato mostrar a foto directamente no ecrã do smartphone; sendo que em ambos os casos a porta se abriu.



É certo que noutros equipamentos o reconhecimento facial tem evoluído para não se deixar enganar por fotos, fazendo um scan 3D do rosto da pessoa; mas há também preocupações de que também esses scans 3D das pessoas acabem por ser recolhidos de uma forma ou de outra.

Penso que não haverá muitas formas de compatibilizar a conveniência de utilização com a protecção contra eventual utilização abusiva dos nossos dados, e infelizmente a demonstração de como os nossos dados têm sido abusados - mesmo sem nos focarmos na China - mostra-nos que não se torna viável assumir que só sejam usados eticamente para o bem comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)