2020/01/29

Android 10 chega ao TCL Plex - com bloatware


O TCL Plex recebeu a nota máxima na nossa análise, mas a aguardada actualização para o Android 10 chega com alguns elementos indesejados.

A chegada do Android 10 ao TCL Plex é bem vinda, mas não se compreende a opção da TCL em ter introduzido alguns elementos estranhos nesta actualização, naquilo que habitualmente se designa por bloatware.

Para além das novidades do Android, os utilizadores com TCL Plex vão descobrir que após a actualização o seu smartphone não só passa a ter uma nova app de partilha de ficheiros (que até se poderia considerar aceitável), como também (e mais inaceitável) o jogo Modern Combat Rebel Guns! Ainda por cima um jogo que nem está disponível via Play Store, mas sim através da Gameloft Store.


É certo que o jogo pode ser desinstalado (ao menos isso), mas não faz qualquer sentido estar a impingir um jogo, qualquer que ele seja, aos clientes numa actualização do sistema. Quando muito, poderiam no primeiro arranque do sistema apresentar uma janela com uma selecção de apps e jogos a instalar, se os utilizadores assim o desejassem. Adicioná-lo juntamente com o sistema constitui indiscutivelmente bloatware, e só vai penalizar a confiança que os clientes têm na marca.

Esperemos que a TCL reconsidere a inclusão destes extras indesejados nas actualizações futuras.

1 comentário:

  1. Ainda não recebi essa actualização, para quem quer um sistema limpo e puro, deve procurar smartphones com Android One, antes do TCL Plex tive um Nokia 7.2 que era Android One e mesmo assim la tinha uma coisa ou outra da Nokia (HMD) instalada, mas de facto o 7.2 tinha problemas estranhos, pior deles era o reiniciar do nada.
    Estou muito contente com o TCL Plex, peca por não ter Android One (para mim) mas de facto e um dispositivo muito bom e viável.

    ResponderEliminar