2020/01/06

Asus e Nvidia mostram monitor de 360Hz


Depois de ter anunciado um monitor de 360Hz como brincadeira, a Asus transforma a brincadeira em realidade com a ajuda da Nvidia, criando o primeiro monitor G-Sync de 360Hz.

Há muito que a Nvidia tem promovido as vantagens do refresh rate elevado nos jogos, para permitir tempos de reacção reduzidos com as imediatas vantagens face a oponentes que estejam a jogar em monitores de 60Hz. Mas, quando se pensava que a chegada dos monitores a 240Hz iria sinalizar o fim da procura por maior velocidade... eis que nos chega a resposta de que não será o caso.

A Asus e Nvidia vão mostrar no CES 2020 o ROG Swift 360Hz, um monitor Full HD de 24.5" que é o primeiro a atingir os 360Hz com certificação G-Sync. 


Assumindo que é utilizado num computador com o hardware capaz de correr o jogo pretendido a tais frequências, significa que teremos imagens a ser actualizadas a cada 2.77ms - que fazem parecer os 16.6ms dos ecrãs a 60Hz uma "eternidade".

Resta saber se, em termos práticos, haverá alguma diferença perceptível face aos monitores de 240Hz com os seus frames a cada 4.16ms. Mas suspeito que, até que se chegue a algo como um monitor a 500 ou 1000 fps, haverá sempre quem esteja disposto a pagar o que for preciso para ter essa vantagem cada vez mais diminuta.

Pela parte positiva, espero que esta corrida aos monitores com refresh rate elevado faça com que também os monitores convencionais comecem a adoptar os 120Hz como frequência padrão em vez dos actuais 60Hz. É que até os smartphones já começam a adoptar ecrãs de 90Hz, e não gostaria de ver os monitores dos computadores ficarem novamente para trás, como ficaram na resolução.

1 comentário: