2020/01/10

Asus Hyper M.2 x16 combina 4 SSDs M2 PCIe 4.0


A Asus actualizou a sua placa PCIe que permite combinar 4 SSDs M.2, agora passando a suportar PCIe 4.0 para o máximo desempenho possível.

A nova Hyper M.2 X16 Gen 4 permite agrupar até 4 SSDs M.2 PCIe 4.0 e, uma vez que suporta um interface PCIe 4.0 x16, significa que cada um deles terá acesso dedicado a uma ligação x4 sem ter que partilhar largura de banda. Adicionalmente, como a Intel tem estado estado ausente do panorama PCIe 4.0, evitam-se também os problemas que este tipo de placas (na geração anterior) tem tido em sistemas Intel, sendo agora destinado apenas a sistemas AMD que já suportam PCIe 4.0.


Como cada SSD M.2 PCIe 4.0 a poder chegar aos 6-7GB/s de transferência, uma placa como esta poderá permitir atingir velocidades alucinantes de mais de 25GB/s - que seguramente farão maravilhas para acelerar todos os processos que estejam dependentes da velocidade de leitura / escrita no "disco". Obviamente que também se antevê que seja preciso fazer um investimento generoso para isso (comprar 4 SSDs M.2 com desempenho à altura) mas já sabemos que há pessoas que não se preocupam com detalhes como o preço quando procuram soluções para os seus problemas.

Ainda por cima, o preço da placa não deverá sofrer agravamentos significativos face à versão anterior PCIe 3.0 (que já se consegue encontrar por apenas 50 euros!) e deverá chegar às lojas muito em breve.

2 comentários:

  1. Com esta e a anterior pode-se arrancar um SO? Ou seja, se comprar a anterior, meter vários SSD NVMe M2, posso instalar lá o SO e arrancar?

    ResponderEliminar