2020/01/24

Avisos do iOS 13 levaram a redução substancial na partilha de localização em background


O novo sistema de aviso das apps que acedem à localização no iOS 13 tem tido resultados desastrosos... para os anunciantes.

No iOS 13, os utilizadores são regularmente confrontados com avisos referentes às apps que continuam a aceder à localização em background, com uma janela de popup que "denuncia" a app em questão, acompanhado do número de vezes que tem feito leituras e um mapa a mostrar a localização dos pontos que foram recolhidos. Estes popups dão aos utilizadores a possibilidade deixar que a app continue a fazer essa recolha de dados, ou então que se mude essa permissão para que apenas seja dado acesso enquanto se use a app, ou cortar completamente o acesso à localização.

Um estudo revela que esta medida que dá mais visibilidade à recolha da localização resultou numa redução de 68% no número de apps / utilizadores que permitem o acesso à localização pelas apps em background, e de 24% no caso da recolha da localização quando a app está activa.


Obviamente que, quem mais sofre com isto são as empresas que vivem à custa da recolha desta informação, como as empresas de tracking que usam estes dados para apresentação de publicidade e criação de perfis sobre os utilizadores.

Pelo lado positivo, esta alteração ajuda os utilizadores a não só terem maior controlo sobre a sua privacidade, como também os vai educando para o real valor dos dados a que habitualmente poderiam não dar valor - ou nem sequer ter consciência de que estariam a ser recolhidos. Mas há também que ter presente que os operadores de telecomunicações continuarão a ter acesso aos dados de localização aproximada de todos os utilizadores de telemóveis e smartphones, e que também poderão lucrar com a venda desses dados, e quanto a isso nada há a fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)