2020/01/07

Bluetooth LE Audio promete melhorias auditivas


O Bluetooth SIG tem novas ambições para o Bluetooth enquanto sistema de som wireless, com novas capacidades que prometem maior qualidade, maior eficiência e até a capacidade para fazer difusão de canais via BT.

Com o abandono da ficha de 3.5mm o Bluetooth tem-se tornado na solução que resta para os headphones e earphones, e em breve passará a contar com novas capacidades que serão muito bem vindas. O Bluetooth LE Audio passa a contar com um novo codec LC3 que é capaz de manter a qualidade do SBC mas com poupança de energia de 50%, o que possibilitará prolongar a autonomia para perto do dobro (sem impedir que se continuem a utilizar codecs de maior qualidade como o aptX).

Passamos também a ter capacidade multi-stream, que permitirá que smartphones e tablets se liguem directamente a múltiplos dispositivos. Por exemplo, nos earphones poderá ligar-se a ambos os auriculares em simultâneo, evitando o sistema em que o som é enviado apenas para um e depois retransmitido para o outro, podendo causar o desfasamento de som e desequilibrar o consumo das baterias. Em sentido oposto, também facilitará ter um headset ligado simultaneamente a vários equipamentos, como um smartphone e PC, ou permitindo o uso de um assistente digital estilo Google Assistant / Alexa / Siri sem interromper a música que se estiver a ouvir.

Não menos interessante, também permitirá a difusão de canais via Bluetooth, permitindo que museus possam disponibilizar canais informativos localizados que possam ser recebidos directamente pelos headphones dos visitantes sem necessidade de fornecer os seus próprios leitores; ou usados nos aeroportos para fazerem chegar as informações de embarque aos passageiros. Ficará também implementada uma forma oficial de permitir a partilha de som Bluetooth entre amigos, dispensando as soluções proprietárias de diversos fabricantes.

Com a maior eficiência, o Bluetooth torna-se também numa opção atractiva para os aparelhos auditivos, fazendo com que os mesmos possam complementar a sua função com a de headphones Bluetooth.

A melhor parte é que tudo isto poderá ser aplicado a todos os dispositivos que já integram hardware Bluetooth Low Energy (BLE), mas ficando dependentes de actualizações dos fabricantes para activar as novas funcionalidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)