2020/01/11

Bosch cria pala solar inteligente para automóveis


A Bosch quer reinventar um dos componentes automóveis que tem permanecido inalterado desde a sua origem - a pala solar - usando uma versão mais inteligente capaz de se ajustar automaticamente.

Em vez de uma pala solar motorizada, a solução da Bosch conta com uma dose extra de tecnologia para proteger os olhos do condutor da luminosidade do Sol nos períodos mais complicados (quando o Sol está mais baixo no horizonte). A pala opaca dá lugar a um painel LCD transparente, que com a ajuda de uma câmara pode escurecer apenas as secções necessárias para ocultar o sol sem prejudicar o campo de visão do condutor.

A câmara virada para o condutor determinará continuamente a posição dos olhos do condutor e escurecerá as secções da pala solar de modo a manter uma sombra permanente, reagindo ao movimento do carro, perfil da estrada, e dos próprios movimentos do condutor.

É algo que no futuro faria sentido estar integrado directamente no pára-brisas, assim evitando a necessidade da "pala"; mas que numa primeira fase fará mais sentido em termos económicos de se manter num componente à parte, que possa ser facilmente aplicado aos automóveis sem grandes alterações. Pode ser algo que a Tesla esteja interessada em adoptar para o seu Tesla Roadster, já que tão preocupada tem estado em reinventar o limpa pára-brisas.

1 comentário: