2020/01/14

Cloud da Samsung alvo de ataque de hackers


Relembrando o caso que afectou a iCloud da Apple em 2014, são agora os utilizadores com smartphones da Samsung a serem afectados pelo acesso indevido de hackers aos backups e dados guardados na cloud da empresa sul-coreana.

O backup automático na cloud é uma funcionalidade de que já não prescindimos, mas nunca poderemos esquecer o facto de que estamos a partilhar os nossos dados pessoais, pelo que o melhor mesmo é não documentar determinadas aventuras, para que não se vejam envolvidos(das) em casos como o The Fappening, escândalo que abalou a comunidade de celebridades em 2014, ao revelar fotos e vídeos privados de muitas vedetas.

A situação em que aparentemente a Samsung se vê agora envolvida, é prova disso mesmo, com os servidores de backup utilizados pelos smartphones Galaxy a ficarem ao alcance de hackers mal intencionados. De acordo com a notícia publicada na Coreia, os atacantes acederam a listas de contactos, fotografias, vídeos e mensagens de várias estrelas locais, exigindo de seguida quantias exorbitantes às vítimas. Algumas das celebridades optaram por pagar os valores pedidos pelos hackers, mas houve quem não o fizesse, tendo já visto serem publicadas conversas suas com outras pessoas de renome.

Este acaba por ser mais um exemplo que reforça a ideia que não deverão colocar online informações que não pretendam de forma alguma ver publicadas. Caso o façam, deverão optar por sistemas de encriptação que garantam um elevado grau de dificuldade a quem tentar aceder indevidamente aos dados em questão.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)