2020/01/14

Notícias do dia

A era do Windows 7 chega ao fim; como activar o gesto Google Assistant no Mi A2 com Android 10; nas promoções temos o Xiaomi Mi Note 10 a €406; próximo OnePlus vai ter ecrã de 120Hz; Google app ganha secção Labs experimental; e ransomware Sodinokibi cumpre com as ameaças e publica dados roubados pela primeira vez.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não deixes de participar no passatempo do gadget da semana que te pode vale uma pen USB Teclast com 64GB.

Google acelera previsões meteorológicas com resultados instantâneos



A Google diz ter desenvolvido um novo sistema para previsões meteorológicas que permite fazer as previsões de chuva quase em tempo real. Os sistemas de previsão meteorológica são cada vez mais precisos mas normalmente obrigam a fazer complicados cálculos ou simulações que podem demorar horas a processar em poderosos super-computadores, fazendo com que fiquem permanentemente "atrasados" face às condições actuais.

Em contrapartida, com o novo sistema da Google, bastam alguns minutos para se obter uma previsão sobre a ocorrência de chuva para daí a 6 horas, em zonas com 1km de resolução. Um sistema que basicamente permite criar uma janela em tempo real para o futuro, ao invés de se terem apenas 3 ou 4 previsões por dia incapazes de fazerem o acompanhamento continuado da situação.


Signal ganha gestor de espaço ocupado



A app Signal para Android ganha uma nova funcionalidade mesmo à medida de quem vai acumulando fotos, vídeos e músicas nos seus smartphones e frequentemente tem que lidar com o aviso de pouco espaço livre. A partir de agora os utilizadores poderão aceder à secção de gestão do espaço que lhes mostra que conteúdos são responsáveis por ocupar a memória do seu equipamento, incluindo os conteúdos encriptados recebidos através da app e que estariam inacessíveis aos gestores de ficheiros do sistema ou outras apps.

Sem esta funcionalidade, tudo o que os utilizadores poderiam ver ao usar outra app de gestão de espaço seria o valor total de dados encriptados ocupado pela app, sem saberem se seria algum vídeo, música, fotos, etc.


NOS termina pagamentos WAP Billing



Chega tarde mas, a partir de agora, a NOS deixa de permitir a utilização do saldo ou da factura para serviços do tipo WAP Billing, cuja utilização abusiva resultou em enormes dores de cabeça para os consumidores. O WAP Billing é o serviço que permite aos clientes dos operadores de telecomunicações efectuarem pagamentos de serviços e conteúdos digitais através de páginas na internet. O serviço em si era interessante, mas menos interessante é que tivesse sido abusado por inúmeros sites para começar a subtrair o saldo dos visitantes com subscrições de serviços de todos os tipos (jogos, vídeos, wallpapers, astrologia, conteúdos para adultos, etc.)

Considerando que deixa de fazer sentido continuar a disponibilizar este método face às alternativas mais modernas, a NOS termina esse tipo de pagamentos. Esta decisão aplica-se a novas adesões a serviços deste tipo, pelo que os clientes NOS que têm actualmente serviços WAP Billing subscritos voluntariamente vão continuar a poder utilizá-los tal como até aqui. Para além das linhas de apoio ao cliente e da área de cliente, clientes NOS poderão ainda gerir ou cancelar as subscrições dos mesmos através da página nos.pt/gestao-subscricoes.



Microsoft Launcher ganha modo landscape e dark mode melhorado


A Microsoft continua a apostar no seu Launcher para Android, e promete para breve alterações significativas. A MS está a refazer o MS Launcher de raiz, com isso procurando eliminar as discrepâncias que existiam em diferentes secções da versão actual, e ficar com um sistema mais preparado para receber novas funcionalidades regulamente.

Esta nova versão, por agora ainda em "alpha", inclui coisas como suporta para modo landscape, e selecção automática do modo nocturno com base nas definições do sistema (curiosamente, desaparece a opção de selecção manual dentro do launcher, embora possa ser algo que volte a surgir até ser lançado como versão final para o público).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)